Pular para o conteúdo
Política

Reunião entre Prefeitura, MP e Defensoria deve avaliar eficácia de proibição de álcool em Campo Grande

Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Campo Grande decretou a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, como forma de enfrentamento ao coronavírus. A medida foi decidida em acordo com o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e Defensoria Pública de MS.  Assim, os órgãos devem se reunir com a gestão […]
Arquivo -

Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de decretou a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, como forma de enfrentamento ao coronavírus. A medida foi decidida em acordo com o (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e de MS.  Assim, os órgãos devem se reunir com a gestão municipal na segunda-feira (17) para avaliar os resultados da medida.

Em 3 de agosto a Defensoria Pública entrou com ACP (Ação Civil Pública) contra o município de Campo Grande, para que a gestão adotasse lockdown por 14 dias. A medida foi tomada com base no crescimento dos casos de coronavírus na Capital e o agravamento dos casos, que precisam de assistência médica e vagas de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva).

Assim, a Defensoria ressalta que entrou com a ação “como forma de resguardar o direito dos usuários do Sistema Único de Saúde quanto à disponibilidade de leitos de UTI”. Com isso, foi realizada uma audiência em 7 de agosto. A reunião não resultou em acordos entre a Prefeitura e os órgãos.

Então, um novo juiz assumiu a ação na última segunda-feira (10) e realizou vistoria em hospitais da Capital. No mesmo dia foi realizada uma nova audiência entre os órgãos e a gestão. “Defensoria Pública novamente propôs que fosse editado Decreto restringindo atividades não essenciais de forma gradativa. Mas desta vez iniciando esse sistema caso a taxa de ocupação de leitos de UTI permanecesse a partir de 90% por 3 dias consecutivos. Na proposta anterior iniciava em 80%”, explica o documento. Entretanto, novamente o acordo foi recusado pela Prefeitura Municipal.

Nova medida

Com isso, a Prefeitura de Campo Grande conseguiu nova reunião com os órgãos nesta terça-feira (11). O encontro durou cerca de duas horas e houve intervenção da promotora de justiça, Filomena Fluminhan, representante do Ministério Público. Assim, ficou acordado a publicação do decreto de proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos da Capital.

Então, na segunda-feira (17), “haverá outra reunião para avaliação da medida, bem como para deliberar quanto a necessidade de novo Decreto tratando de medidas restritivas mais abrangentes a vigorar até o final do presente mês”. Além disto, também foi acordado que a gestão municipal deverá convidar a Defensoria Pública para as reuniões do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus.

Ação pode cair

Por fim, a Defensoria Pública de MS avaliou as instalações de novos leitos em Campo Grande e no interior do Estado. Assim, “os novos leitos de UTI criados pelo Município semana passada, bem como a promessa de ativação de outros 30 ao longo do mês, com equipes e insumos necessários, pode, em tese, garantir o atendimento aos usuários do SUS”.

Ainda no sentido de evitar a superlotação dos leitos da Capital, a Defensoria lembrou que houve “ativação de mais 8 leitos de UTI no interior do Estado, sendo 3 em Costa Rica e 5 em , o que evita a eventual transferência de novos pacientes para Campo Grande”. Assim, o órgão concluiu “que, a princípio, perdeu objeto a ACP inicialmente proposta”.

Porém, destacou que “continuará monitorando os dados quanto à evolução da doença e a taxa de ocupação dos
leitos podendo, se for o caso, judicializar novamente a questão”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com pai no Presídio Federal de Campo Grande, Oruam tem prisão preventiva decretada

siso

Paciente aguarda vaga em hospital de Campo Grande após sofrer complicações de extração do siso

VÍDEO: Casa fica destruída após incêndio no Colibri em Campo Grande

Decisão de Fux é a mais centrada, diz Mochi sobre divergência no STF

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Oposição vai à Câmara, mas Hugo Motta proíbe reunião durante recesso

Últimas Notícias

Cotidiano

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

Fumacê será aplicado das 16 às 22 horas

Transparência

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

Repasses aos municípios são para ampliar o acesso ao diagnóstico da gravidez

Famosos

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Jornalista confessou arrependimento sobre destaque que deu para mulher que hoje é muito famosa

Polícia

Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital de Campo Grande

Paciente começou a passar mal quando foi anestesiado