Pular para o conteúdo
Política

Projeto de lei que permite a ex-policiais cumprirem pena no presídio militar é retirado de pauta

Pautado para segunda votação em sessão desta terça-feira (8), o projeto de lei que permite a ex-policiais cumprirem pena no presídio militar de Mato Grosso do Sul, foi retirado de pauta após receber três votos contrários na Comissão de Segurança Pública. A proposta de Lídio Lopes (Patriota) tramita na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso […]
Arquivo -

Pautado para segunda votação em sessão desta terça-feira (8), o projeto de lei que permite a ex-policiais cumprirem pena no presídio militar de Mato Grosso do Sul, foi retirado de pauta após receber três votos contrários na Comissão de Segurança Pública.

A proposta de (Patriota) tramita na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) desde abril, tendo sido aprovada em primeira votação no início de julho.

Hoje, o projeto voltou ao plenário e precisou passar antes da votação geral, pela Comissão de Obras e Serviços Públicos, sendo aprovado por unanimidade e pela Comissão de Segurança Pública, onde teve 3 votos contrários e um favorável, de Barbosinha (DEM).

Membro da Comissão de Segurança Pública, Coronel David (sem partido) foi contrário, dizendo que se a proposta fosse aprovada, causaria problema. “Nosso presídio militar é eminentemente militar onde os presos lá tem que cumprir com as obrigações previstas. São seguidas normas militares”.

O ex-comandante geral da PM, David disse ainda que o presídio tem estrutura para 100 pessoas e atualmente, as celas são ocupadas por 80 pessoas. “A capacidade seria inviabilizada e colocaria a obrigatoriedade de fazer reforma no local. Conheço a estrutura como comandante geral, isso seria ruim para as instituições militares. Caso seja aprovado, o comando-geral vai solicitar ao governador a passividade de veto”.

Ainda na justificativa do deputado, o governo não pode acolher militar que cometeu crime. “Se pensarmos assim, estamos incentivando que miliares que venham cometer crime, a ter o acolhimento do governo. Não podemos imaginar que o Estado tem que continuar a acolher a pessoa que desonrou o juramento feito ao entrar na segurança pública. Isso vai ser ruim pra PM na administração desse presídio, caso ocorram as mudanças”.

Cabo Almi (PT) acompanhou o voto de Coronel David, assim como (PSL). 

Por sua vez, Lídio Lopes disse que o projeto tem mais de 5 mil assinaturas para ser aprovado e já foi discutido com o governo, categorias e com o secretário de Segurança Pública, Antônio Carlos Videira. “Quando foi instaurado o presídio militar, não existia os segmentos que tem dentro dos presídios, um deles é o PCC. Os militares que cometem algum delito ou são expulsos da corporação, deixam de ser militar e vai para presídio comum, onde os militares se deparam com presos que ajudaram prender”.

Segundo Lopes, com isso, os ex-militares correm risco de vida. “Eu fiz uma emenda integral atendendo a Sejusp, pois entendi que não poderia ser só para militar o presídio, mas também para ex-militares”.

Devido ao debate, Contar sugeriu a retirada de pauta da proposta. Por sua vez, Lopes disse não se opor a retirada, mas o projeto tramita há longo tempo na Casa de Leis e já tinha sido discutido com as categorias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

USF Universitário passa a funcionar até as 23h a partir desta segunda-feira

ataque onça pantanal

Laudo confirma morte de ‘Jorginho’ por ataque de onça; cabeça e pescoço foram as regiões atingidas

‘Não está fazendo fiscalização’: vereadora critica atuação da Agereg e Agetran com o Consórcio Guaicurus

Situação no pronto-socorro ameniza, mas Santa Casa mantém suspensão de atendimentos

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

ataque onça pantanal

Laudo confirma morte de ‘Jorginho’ por ataque de onça; cabeça e pescoço foram as regiões atingidas

fiscal oitiva frota ônibus

Frota sucateada e superlotação: Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros

Mais de 100 voluntários se unem para produzir 17 mil bolos de Santo Antônio em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Ação resgata 22 paraguaios em situação análoga à escravidão em fábrica

Criminosos envolvidos na fabricação clandestina de cigarros

Famosos

Separada de Belo, Gracyanne Barbosa revela que ainda mora com ex-sogra

Musa fitness ainda revelou que tem vontade de reatar com o cantor de pagode

Trânsito

Quebra-molas deve ser instalado em cruzamento onde ocorreu acidente com morte de motociclista no Los Angeles

Uma segunda manifestação foi realizada no fim da tarde desta segunda-feira (12), uma semana após o acidente

Polícia

Polícia prende terceiro envolvido em tentativa de homicídio após briga em festa no interior de MS

Crime ocorreu em 16 de fevereiro, no bairro Jardim Imperial