Às vésperas da abertura da , o presidente da Câmara Municipal de , vereador (), prevê que a ‘dança das cadeiras’ será intensa entre vereadores. A partir de 5 de março, os parlamentares poderão trocar de partido sem risco de perder o mandato.

“Nós temos 15 partidos representados. Haverá movimentação muito grande e tem de haver porque a regra mudou. Os partidos vão ter uma composição musculosa, alguns terão candidatos próprios. Será uma engenharia política interessante”.

O Jornal Midiamax apurou que ao menos nove vereadores cogitam sair de suas atuais legendas. Os principais destinos partidários são o , PSDB e DEM. Algumas siglas podem deixar de existir na Câmara Municipal, caso do , que tem hoje apenas Otávio Trad. Ele afirma que deve ir para o PSD. Mas outras siglas também podem surgir, a exemplo do PSL que pode ter Vinicius Siqueira, atualmente no DEM, como membro.

Até então, o partido do prefeito Marquinhos Trad, o PSD, deve angariar novos representantes, enquanto o PSDB, do governador Reinaldo Azambuja, tem a previsão de receber mais um integrante e ainda perder um dos atuais. Mesmo assim, a bancada pode continuar sendo a maior do Legislativo municipal. A vai até 3 abril, quando somente os parlamentares municipais podem participar.