Pular para o conteúdo
Política

Com acordo entre MP, Defensoria e comércio, Campo Grande proíbe consumo de álcool em estabelecimentos

Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Campo Grande decretou a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos da Capital. A medida será uma forma de enfrentamento a pandemia do coronavírus, após a cidade receber recomendação de lockdown. O decreto que oficializa a medida foi publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de […]
Arquivo -

Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de decretou a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos da Capital. A medida será uma forma de enfrentamento a pandemia do coronavírus, após a cidade receber recomendação de lockdown. O decreto que oficializa a medida foi publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), desta terça-feira (11).

O consumo de bebidas alcoólicas será será proibido desta quarta-feira (12) até o próximo domingo (16). Assim, fica proibido “o consumo de bebidas alcoólicas nos locais de venda, bem como nos espaços públicos e de acesso ao público” na Capital. Ao Jornal Midiamax, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) ressaltou que “não precisa fechar o bar, podem vender sim. Só não poderá consumir no local”.

A Prefeitura havia publicado que a proibição se iniciaria na próxima quinta-feira (13), porém fez correção no Diogrande e mudou a data para esta quarta-feira (12).

O novo decreto foi elaborado após reunião com o MPE (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul). O prefeito informou que está é “uma das medidas decididas pelo juiz e do MPE e Defensoria para que não tenhamos medidas mais restritivas como lockdown”.

Assim, a medida foi tomada “atendendo a acordo judicial, após pedido da Defensoria por lockdown”. A Defensoria Pública pediu o lockdown de 14 dias na Capital, argumentando que as medidas atuais de controle do coronavírus não vêm surtindo efeito, já que a cidade teve aumento considerável no volume de infectados ao longo das últimas semanas e está com a capacidade de internações em leitos de UTI próxima do limite.

Entretanto, a Prefeitura de Campo Grande descarta a aplicação do lockdown total. A gestão avalia que a medida pode trazer sérios prejuízos ao mercado de trabalho e sustentação das empresas. Assim, considera que os decretos expedidos nos últimos meses são suficientes para evitar um colapso da pandemia na Capital.

Bebidas e trânsito

A medida foi adotada considerando que bebidas alcoólicas e direção de veículos é uma das principais causas de acidentes em Campo Grande. Além disto, estes acidentes colaboram para a superlotação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) da Capital.

O prefeito explicou anteriormente que 60% das outras internações nos hospitais não são de pacientes com coronavírus. De acordo com ele, 37% são de traumas ou violências e 23% são de causas naturais – derrames, problemas cardíacos, e outros. “O certo até agora é que a gente precisa ter um movimento para diminuir acidentes de trânsito, circulação de motocicletas, violências domésticas e ferimentos de armas brancas ou armas de fogo”, afirmou.

Assim, a Prefeitura deverá intensificar as medidas de fiscalização do toque de recolher. A circulação de pessoas em Campo Grande continua proibida entre às 21h e 05h, com exceção para os serviços considerados essenciais.

*Matéria alterada às 20h16 de 11 de agosto para acréscimo de informações da edição extra do Diogrande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
regina case velorio preta gil

VÍDEO: Regina Casé desaba no caixão de Preta Gil

Morango do Amor: 'modinha' lota Ceasa, mas vendedores garantem que não vai faltar

Desaparecido em rio fazia churrasco com amigos quando se afogou em Água Clara

BR-163 tem ação de saúde e distribuição de kits para celebrar Dia do Motorista em MS

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Três meses após casal de adolescentes ser morto na fronteira, mãe pede justiça

Últimas Notícias

Brasil

SP: Promotoria denuncia hacker por furto de R$ 479 milhões via transferências Pix

Homem teve prisão alterada para preventiva

Mundo

Mortes por inanição se espalham pela Faixa de Gaza e pressão por cessar-fogo aumenta

Em quatro dias cerca de 45 pessoas morreram por desnutrição

MidiaMAIS

Após tentativas frustradas, influencer resgata cãozinho em córrego de Campo Grande

Criador de conteúdo nas redes sociais, Willian Silva concluiu missão especial: salvar Vitória

Famosos

Carolina Dieckmann põe pedra em suposta treta com Gominho: ‘me fazendo chorar’

Amigos em comum de Preta Gil, Gominho e Carol foram envolvidos em um polêmica desde que a morte da cantora foi anunciada