A morte do deputado estadual Onevan de Matos, na tarde de hoje (13), aos 77 anos, comoveu parte da classe política de Mato Grosso do Sul. Nas redes sociais, ex-colegas de Assembleia Legislativa, candidatos e o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), lamentaram o ocorrido.

“É com muita dor que recebo a notícia do falecimento do deputado . Fomos colegas por muitos anos no Legislativo Estadual, período em que aprendi a admirá-lo. Que Deus o receba na sua grandeza e que suas lições permaneçam como parte de nosso legado”, escreveu Marquinhos, que foi deputado estadual por três mandatos (2007 a 2016).

O deputado estadual Jamilson Name (sem partido) disse que “das mais tristes notícias que poderia receber hoje, esta infelizmente nos deixou abalados”. “Vá em paz meu caro, que Deus conforte os que ficam”, completou.

Também parlamentar na Assembleia, Neno Razuk (PTB) classificou Onevan como um dos “mais brilhantes e combativos deputados estaduais” do Estado.

Companheiro de Legislativo, o deputado estadual (DEM) prestou “pêsames a todos os amigos, funcionários e familiares do deputado”, a quem se referiu como “colega de Parlamento e importante liderança de Mato Grosso do Sul”.

Também tucano, o deputado estadual Felipe Orro alegou que o legado de Onevan “estará sempre presente e será lembrado por todo trabalho desenvolvido com honradez”.

Rivais em Naviraí

Até então adversário de Onevan de Matos na corrida pela prefeitura de este ano, o candidato Bruno do Hotel Dois Gaúchos (PSD) anunciou que, em respeito ao falecimento do deputado, suspenderia todos os atos de campanha. “Que as nossas diferenças não nos tire a humanidade”, pontuou, em nota. O candidato a vice de Bruno é Léo Matos, sobrinho de Onevan.

Também em nota, o prefeito e candidato à reeleição em Naviraí, Dr. Izauri (DEM) afirmou que o deputado foi “uma grande personalidade pública” e atribuiu a Onevan “inúmeros avanços” na cidade e no Estado. O democrata também cancelou atos de campanha e decretou luto de três dias no município.

O deputado federal e candidato a prefeito de Campo Grande, Dagoberto Nogueira (PDT), estendeu à família do deputado. O pedetista lembrou que Onevan de Matos foi “mais uma vítima dessa doença cruel”, a covid-19.

O deputado estadual será sepultado em Naviraí, com horário e local ainda indefinidos.