A Polícia Militar de , a 325 quilômetros de Campo Grande, teve de usar neste domingo (11) gás lacrimogênio e bombas de efeito moral para dispersar uma multidão que fazia uma caminhada política com o candidato à prefeitura Clóvis do Banco (PSDB). Mil pessoas participavam da caminhada que havia sido proibida por decisão da Justiça.

Organizadores do evento disseram ao site Nova News que não receberam nenhuma notificação da Justiça Eleitoral e, por isso, seguiram com a caminhada, que também iria fazer uma corrente de oração para o candidato a vice na chapa, Edson da Rádio, que está com .

A determinação de proibição da Justiça foi devido ao alto número de casos da doença no município. Policiais estiveram no local cumprindo a determinação e teriam utilizado bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo, para dispersar os populares.

Durante a confusão, o atual prefeito, Roberto Nem, também do PSDB foi levado para a delegacia, após se identificar como a liderança à frente do movimento.

Nota da PM

O Comandante do 8° Batalhão de Polícia Militar de Tenente Coronel J. Roberto vem a público esclarecer que na manhã deste domingo (11) durante a execução de uma ordem judicial para que não houvesse uma passeata programada na cidade de Taquarussu,e diante da desobediência foi dada voz de prisão aos organizadores, sendo que neste momento apenas o prefeito do município Roberto Tavares Almeida (Roberto Nem) se apresentou como único responsável pelo evento.

Diante dos fatos o senhor Roberto foi conduzido até a Delegacia de Policia Civil pelo crime de desobediência. O Comandante do batalhão esclarece que as ações foram pautadas na lei e que há um mandado judicial para que a passeata não aconteça conforme cópia do mandado anexo e que as medidas adotadas foram necessárias devido a grande e a insistência em descumprir a ordem judicial.

Com a condução do prefeito para a Delegacia, os ânimos no local ficaram mais acirrados, sendo necessário o envio de duas equipes de Força Tática para a cidade.

Ao chegar no local as equipes policiais constataram que a simpatizantes estava realizando um Comício e que inclusive haviam interditado a avenida central sem apresentar nenhum tipo de autorização, inclusive descumprindo medidas de ordem sanitárias, conforme o próprio decreto municipal. Com isso foi necessário realizar a dispersão da população com o uso de equipamentos e munições não letais.