Pular para o conteúdo
Política

Não é momento para ganhar em cima, diz Nelsinho sobre reajuste da Aneel em MS

Coordenador da bancada federal em Brasília, o senador Nelsinho Trad (PSD) afirmou nesta quarta-feira (8) que vai organizar forças para discutir com a Aneel o reajuste de 6,9% (6,89% para consumidor de baixa tensão e 6,93% para os de alta tensão) em Mato Grosso do Sul. “Estamos fazendo gestões junto a Aneel para tentar reverter […]
Arquivo -

Coordenador da bancada federal em , o senador Nelsinho Trad (PSD) afirmou nesta quarta-feira (8) que vai organizar forças para discutir com a Aneel o reajuste de 6,9% (6,89% para consumidor de baixa tensão e 6,93% para os de alta tensão) em Mato Grosso do Sul.

“Estamos fazendo gestões junto a Aneel para tentar reverter essa situação. Estamos num momento de isolamento e quarentena, ficando mais em casa e, com certeza, usando mais energia. Está mais do que na hora de rever isso e contribuir. Não é momento de ganhar em cima dessa catástrofe toda”.

Os deputados federais Fábio Trad (PSD) e (PSDB) afirmam estudar medidas para reverter a situação. “Estou estudando uma forma jurídica para avaliar a possibilidade de barrar este aumento”, explicou o deputado.

Modesto diz estar preparando um documento pedindo a suspensão do reajuste. “Creio que tem que haver um movimento de toda bancada pra gente tentar reverter essa decisão”.

Apelo dos deputados estaduais

Mais cedo, os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul se manifestaram sobre o aumento de energia aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 6,9%, sendo 6,89% para consumidor de baixa tensão e 6,93% para os de alta tensão a partir de julho, e protocolaram indicação recorrendo a bancada federal para tentar impedir esse reajuste.

Durante sessão parlamentar realizada por videoconferência na manhã desta quarta-feira (8), o presidente da CPI da Energisa, (PSDB), disse que o aumento é acima do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo). “A Aneel não aceitou os argumentos dos consumidores de Mato Grosso do Sul e decidiu pelo aumento, alegando falta de recursos hídricos”.

Orro argumentou que desde 2017 pelo menos, o Estado está melhor com relação aos recursos hídricos. “Nós já estamos melhor do que se comparado dois anos atrás nesse quesito e mesmo assim, a Aneel aceitou os argumentos e deu um reajuste de 20% acima da ”, pontuou.

O deputado Barbosinha (DEM) protocolou na Casa de Leis uma indicação para a bancada federal. “A Aneel aprovou os reajustes que valeriam a partir de amanhã, mas foi postergado para julho. Penso que seja momento de acionarmos nossa bancada federal, porque agora não é hora de falar em reajuste”.

Segundo Barbosinha, ao longo de três anos, a população sul-mato-grossense arcou com 29,6% de aumento nas contas de energia. “Estou apresentando à Mesa Diretora indicação para que o governo, junto com a bancada acione faça uma intermediação”.

Ainda conforme o parlamentar, não é colocando o reajuste para julho, que a situação fica amena. “Os problemas do não acabam em 90 dias, os problemas se iniciam em 90 dias. Penso que esse aumento vem na contramão do que a gente tenta fazer”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
alckmin união europeia

Acordo do Mercosul com União Europeia garante R$ 65,4 bilhões para o Brasil, diz Alckmin

stf

STF mantém acordo de reparação pela tragédia de Mariana

Arauco prevê plantar eucalipto em área equivalente à metade de Campo Grande até 2027

Ex-assessora acusa Davi Brito de mentir sobre gravidez de primeiro filho

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

Consórcio Guaicurus vai a julgamento por não pagar multa milionária a Campo Grande

santa casa

Disputa por R$ 46 milhões: Justiça manda intimar município antes de decidir recurso da Santa Casa

alckmin exportações

Alckmin destaca MS como centro global do mercado de celulose: “reforça confiança no Brasil”

Últimas Notícias

Política

Bataguassu e Pedro Gomes marcam audiência pública para discutir LDO 2026

Encontros irão debater a a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem

Política

Em MS, Alckmin critica ‘tarifaço’ do Trump e quer negociar taxas impostas ao Brasil

Governo Federal aponta superávit dos EUA com o Brasil

Esportes

Associação Aquidauanense de Handebol representa MS na Copa Centro-Oeste de Clubes

Evento será organizado pela Federação de Handebol de MS e realizado entre 17 e 21 de abril, no Ginásio Guanandizão, em Campo Grande

Polícia

‘Crime encomendado’: Amiga não acredita em versão de campo-grandenses sobre morte de médica em MG

A médica foi morta por um rapaz e um adolescente de Campo Grande