Pular para o conteúdo
Política

Na Justiça, Trutis cita telefonemas como tentativa de colher voto em convenção

A defesa do candidato a prefeito pelo PSL, deputado federal Loester Trutis, rebateu acusações de fraude e disse que procurou o vereador Vinícius Siqueira, então pré-candidato da legenda, para que ele também votasse, em 13 de setembro. A alegação está na ação movida pelo parlamentar municipal, que tenta na Justiça barrar a candidatura de Trutis. […]
Arquivo -

A defesa do candidato a prefeito pelo PSL, deputado federal , rebateu acusações de fraude e disse que procurou o vereador , então pré-candidato da legenda, para que ele também votasse, em 13 de setembro. A alegação está na ação movida pelo parlamentar municipal, que tenta na Justiça barrar a candidatura de Trutis.

Siqueira alega, entre outras situações, que houve fraude na votação da Executiva que, no dia da convenção, teria votado entre ele e Loester Trutis, para escolher o nome do partido na disputa a prefeito de . Na ocasião, o vice-presidente do PSL anunciou que Trutis tinha sido escolhido por unanimidade – o que Siqueira contesta.

“Conforme explanado na própria ata da convenção do 13/09/2020, já registrada no sistema Candex, onde o diretório informou que por diversas vezes tentou contato com o senhor Vinícius, tendo até mesmo, realizado Ata Notarial de constatação, ficou comprovado uma das tentativas de ligação para o senhor Vinícius Siqueira”.

Naquele dia, o vereador transmitiu a convenção em sua página no Facebook e disse que estava recebendo ligações da diretoria, no momento em que a reunião online, via aplicativo Zoom, tinha sido suspensa para votação. Contudo, se recusava a atender a chamada, indicando que não votaria de tal modo.

Para a defesa, as tentativas de ligação comprovam que o partido tentou contato com o parlamentar, em busca de seu voto. Mesmo assim, afirma que Trutis teve a preferência de quatro dos cinco votantes. Contudo, em boletim de ocorrência anexado à alegação da defesa, é apontado que o parlamentar federal ganhou por 5 a 1 e, à noite, no mesmo dia, o tesoureiro teria mudado seu voto em favor de Siqueira. “O que não interferiu em nada, pois mesmo assim, ficou o placar de 4×2 para Loester Trutis”.

Outro lado

O vereador Siqueira reiterou que o edital de convocação para convenção sequer havia previsão de voto via telefone, rebatendo alegações de que as ligações feitas para ele seriam tentativa válida de votação. Afirmou, ainda, que o boletim de ocorrência aponta dois placares diferentes, que resultam em seis. “Só que a executiva votante tem 5 votos só. Eles computaram seis, e pior, sem o meu voto, que poderia ser pedido via Zoom a qualquer momento”.

Agora, a Justiça Eleitoral deve analisar ambas argumentações, para decidir se mantém a convenção do modo como foi feita, com Trutis candidato a prefeito e Lilian Durães como candidata a vice, ou se acata a ação, derrubando a reunião.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vítima do metanol? Jovem de 21 anos morre após beber destilado em Campo Grande

onça tiros

Onça-pintada baleada com mais de 30 tiros luta pela vida após nadar 8 horas em busca de ajuda

Homem é baleado e agredido por suposto agiota do Jardim Anache em Campo Grande

Justiça abre investigação para acompanhar fornecimento de energia em aldeias de Dourados

Notícias mais lidas agora

Gisele foi esfaqueada antes de ser carbonizada pelo marido no Monte Castelo

Operação

Família de Campo Grande e Ribas é investigada por contrabando que faturou R$ 290 milhões

Vítima do metanol? Jovem de 21 anos morre após beber destilado em Campo Grande

Metanol: fábricas em SP, SC e MG são alvo da PF por suspeita de adulteração de bebidas

Últimas Notícias

Mundo

Ataque a sinagoga no Reino Unido: uma vítima foi atingida por disparo da polícia, diz médico

Dois homens morreram durante ataque com carro e faca

Polícia

‘Dentro da normalidade e legalidade’, diz defesa de empresário alvo de operação na Rodolfo José Pinho

Operação cumpre mandados em várias lojas que vendem Iphone e outros celulares

Transparência

Carpinejar fará palestra para PMs, Policiais Civis e Bombeiros de MS em novembro

Valor do contrato é de R$ 84 mil para duas palestras com duração de 1h10 cada

Famosos

Suspeita de metanol: Internado, Hungria tem quadro de saúde atualizado

Rapper Hungria está internado desde a última quarta-feira (02) por suspeita de intoxicação por metanol