A defesa do candidato a prefeito pelo PSL, deputado federal , rebateu acusações de fraude e disse que procurou o vereador , então pré-candidato da legenda, para que ele também votasse, em 13 de setembro. A alegação está na ação movida pelo parlamentar municipal, que tenta na Justiça barrar a candidatura de Trutis.

Siqueira alega, entre outras situações, que houve fraude na votação da Executiva que, no dia da convenção, teria votado entre ele e Loester Trutis, para escolher o nome do partido na disputa a prefeito de . Na ocasião, o vice-presidente do PSL anunciou que Trutis tinha sido escolhido por unanimidade – o que Siqueira contesta.

“Conforme explanado na própria ata da convenção do 13/09/2020, já registrada no sistema Candex, onde o diretório informou que por diversas vezes tentou contato com o senhor Vinícius, tendo até mesmo, realizado Ata Notarial de constatação, ficou comprovado uma das tentativas de ligação para o senhor Vinícius Siqueira”.

Naquele dia, o vereador transmitiu a convenção em sua página no Facebook e disse que estava recebendo ligações da diretoria, no momento em que a reunião online, via aplicativo Zoom, tinha sido suspensa para votação. Contudo, se recusava a atender a chamada, indicando que não votaria de tal modo.

Para a defesa, as tentativas de ligação comprovam que o partido tentou contato com o parlamentar, em busca de seu voto. Mesmo assim, afirma que Trutis teve a preferência de quatro dos cinco votantes. Contudo, em boletim de ocorrência anexado à alegação da defesa, é apontado que o parlamentar federal ganhou por 5 a 1 e, à noite, no mesmo dia, o tesoureiro teria mudado seu voto em favor de Siqueira. “O que não interferiu em nada, pois mesmo assim, ficou o placar de 4×2 para Loester Trutis”.

Outro lado

O vereador Siqueira reiterou que o edital de convocação para convenção sequer havia previsão de voto via telefone, rebatendo alegações de que as ligações feitas para ele seriam tentativa válida de votação. Afirmou, ainda, que o boletim de ocorrência aponta dois placares diferentes, que resultam em seis. “Só que a executiva votante tem 5 votos só. Eles computaram seis, e pior, sem o meu voto, que poderia ser pedido via Zoom a qualquer momento”.

Agora, a Justiça Eleitoral deve analisar ambas argumentações, para decidir se mantém a convenção do modo como foi feita, com Trutis candidato a prefeito e Lilian Durães como candidata a vice, ou se acata a ação, derrubando a reunião.