Pular para o conteúdo
Política

Na Justiça, Trutis cita telefonemas como tentativa de colher voto em convenção

A defesa do candidato a prefeito pelo PSL, deputado federal Loester Trutis, rebateu acusações de fraude e disse que procurou o vereador Vinícius Siqueira, então pré-candidato da legenda, para que ele também votasse, em 13 de setembro. A alegação está na ação movida pelo parlamentar municipal, que tenta na Justiça barrar a candidatura de Trutis. […]
Arquivo -

A defesa do candidato a prefeito pelo PSL, deputado federal , rebateu acusações de fraude e disse que procurou o vereador , então pré-candidato da legenda, para que ele também votasse, em 13 de setembro. A alegação está na ação movida pelo parlamentar municipal, que tenta na Justiça barrar a candidatura de Trutis.

Siqueira alega, entre outras situações, que houve fraude na votação da Executiva que, no dia da convenção, teria votado entre ele e Loester Trutis, para escolher o nome do partido na disputa a prefeito de . Na ocasião, o vice-presidente do PSL anunciou que Trutis tinha sido escolhido por unanimidade – o que Siqueira contesta.

“Conforme explanado na própria ata da convenção do 13/09/2020, já registrada no sistema Candex, onde o diretório informou que por diversas vezes tentou contato com o senhor Vinícius, tendo até mesmo, realizado Ata Notarial de constatação, ficou comprovado uma das tentativas de ligação para o senhor Vinícius Siqueira”.

Naquele dia, o vereador transmitiu a convenção em sua página no Facebook e disse que estava recebendo ligações da diretoria, no momento em que a reunião online, via aplicativo Zoom, tinha sido suspensa para votação. Contudo, se recusava a atender a chamada, indicando que não votaria de tal modo.

Para a defesa, as tentativas de ligação comprovam que o partido tentou contato com o parlamentar, em busca de seu voto. Mesmo assim, afirma que Trutis teve a preferência de quatro dos cinco votantes. Contudo, em boletim de ocorrência anexado à alegação da defesa, é apontado que o parlamentar federal ganhou por 5 a 1 e, à noite, no mesmo dia, o tesoureiro teria mudado seu voto em favor de Siqueira. “O que não interferiu em nada, pois mesmo assim, ficou o placar de 4×2 para Loester Trutis”.

Outro lado

O vereador Siqueira reiterou que o edital de convocação para convenção sequer havia previsão de voto via telefone, rebatendo alegações de que as ligações feitas para ele seriam tentativa válida de votação. Afirmou, ainda, que o boletim de ocorrência aponta dois placares diferentes, que resultam em seis. “Só que a executiva votante tem 5 votos só. Eles computaram seis, e pior, sem o meu voto, que poderia ser pedido via Zoom a qualquer momento”.

Agora, a Justiça Eleitoral deve analisar ambas argumentações, para decidir se mantém a convenção do modo como foi feita, com Trutis candidato a prefeito e Lilian Durães como candidata a vice, ou se acata a ação, derrubando a reunião.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Precisa falar com um vereador? Confira quem integra plantão durante recesso até fim de julho

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Últimas Notícias

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27

Cotidiano

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Serviços se tornam alternativa diante de prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas fortes

Transparência

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Assentamento Estrela abriga a Comunidade Católica São Miguel Arcanjo

Cotidiano

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

Vítima tentou resolver o problema com a operadora, mas nenhuma providência foi tomada