MPMS recomenda uso de recursos de ações judiciais e extrajudiciais para combate ao coronavírus
Nesta terça-feira (31), foi expedida uma recomendação conjunta do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para que os promotores de justiça de todo o estado revertam os recursos de atuações do judicial e extrajudicial para ações de enfrentamento ao coronavírus. A expedição foi realizado pelo procurador-geral de justiça do MPMS, Paulo Cezar dos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta terça-feira (31), foi expedida uma recomendação conjunta do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para que os promotores de justiça de todo o estado revertam os recursos de atuações do judicial e extrajudicial para ações de enfrentamento ao coronavírus. A expedição foi realizado pelo procurador-geral de justiça do MPMS, Paulo Cezar dos Passos, e o corregedor-geral do MPMS, Marcos Antônio Martins Sotorriva.
A administração pública de MS já havia tomado algumas medidas preventivas em relação ao coronavírus. As medidas temporárias e de contenção foram publicadas no Decreto Estadual nº 15.391, de 16 de março de 2020. O documento da recomendação ressalta que ações adotadas no âmbito do MPMS possuem a finalidade de desacelerar a propagação do novo coronavírus e garantir que a rede de saúde local não entre em crise.
Para a criação da recomendação conjunta, foi considerada a declaração da OMS (Organização Mundial de Saúde) de pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. Dentre os conselhos para os promotores de justiça de MS estão as determinações da reversão de recursos decorrentes da própria atuação finalística judicial e extrajudicial, de recursos dos Fundos de Direitos Difusos e execuções ou indenizações em curso para ações de enfrentamento à pandemia.
A recomendação conjunta orienta ainda que os promotores de justiça do estado redirecionem recursos decorrentes de termos de ajustamento de conduta, acordos de não persecução civil e acordos de não persecução penal para ações de enfrentamento à pandemia da COVID-19. Os recursos poderão ser depositados nas contas criadas para esta finalidade do Fesa (Fundo Estadual de Saúde) e o FMS (Fundo Municipal de Saúde).
Também ficam recomendados depósitos para outras entidades, hospitalares ou não, que trabalhem na prevenção, combate e auxílio às famílias que estão em situação vulnerável em razão da pandemia do coronavírus.
Todas as medidas adotadas para a destinação dos recursos, com indicação do valor ou dos bens revertidos, deverão ser comunicadas à Coordenadora da Força-Tarefa de Acompanhamento da Epidemia da Doença do Coronavírus para posterior encaminhamento à Giac Covid-19 (Coordenação Nacional Finalística do Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia do Covid-19).
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.