Pular para o conteúdo
Política

Maiores cidades de MS elegeram prefeitos com idades entre 35 e 70 anos em 2020

A média de idade entre os eleitos nos 6 maiores colégios eleitorais de Mato Grosso do Sul é de 56 anos. O cálculo considera os dados fornecidos pelos candidatos ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) relativo aos vencedores em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã e Sidrolândia. O número revela que, entra […]
Arquivo -

A média de idade entre os eleitos nos 6 maiores colégios eleitorais de Mato Grosso do Sul é de 56 anos. O cálculo considera os dados fornecidos pelos candidatos ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) relativo aos vencedores em Campo Grande, Dourados, , Corumbá, Ponta Porã e Sidrolândia. O número revela que, entra ano e sai ano, e o perfil dos eleitos pouco ou nada muda, contemplando basicamente homens brancos na faixa dos 50 anos.

Com candidatura sub judice, o prefeito eleito de Sidrolândia, Daltro Fiuza (MDB) é o mais velho entre os eleitos no domingo (15) nestas 6 cidades. Com 70 anos completos em 2020, Fiuza conquistou 46,44% dos votos no município, que fica a cerca de 70 km de Campo Grande.

Nestas seis cidades, a propósito, quatro reelegeram candidatos que não fogem à “regra”: em Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), que tem 54 anos, permanecerá mais quatro anos no comando da Capital de MS, deixando o cargo na casa dos 58. Em Corumbá, (PSDB), com 49 anos, também foi reeleito e deverá estar com 54 quando sair da prefeitura. Ângelo Guerreiro (PSDB), prestes a completar 52 anos, deve sair da prefeitura de Três Lagoas com 56 anos. Reeleito em Ponta Porã, Hélio Peluffo (PSDB) tem 59 e sairá do executivo municipal com 63.

Mais velho no geral tem 82

Maiores cidades de MS elegeram prefeitos com idades entre 35 e 70 anos em 2020
Mais novo e mais velho prefeitos eleitos em MS têm 25 e 82 anos | Foto: TRE-MS | Reprodução

Neste universo, o único candidato que destoa do “padrão MS”, por assim dizer, é Alan Guedes (PP), eleito aos 34 anos novo prefeito de Dourados, a segunda maior do Estado, com 33,09% dos votos. Guedes, a propósito, derrotou outro candidato bem dentro do padrão: o (DEM), que tem 54 anos e levou 30,59% dos votos, ficando em segundo lugar, com diferença de apenas 2.592 votos.

Os recordes etários entre mais jovens e mais velhos dos vencedores nas 6 cidades, no entanto, perdem feio para os eleitos mais velho e mais novo em MS, considerando todos 79 os municípios: com 25 anos, Lucas Foroni (MDB), é o prefeito eleito de Rio Brilhante, com 38,98% dos votos, sendo o mais jovem destas eleições. Por outro lado, Akira Otsubo (MDB), eleito em Bataguassu com 50,99% dos votos válidos, é o mais velho em MS, com 82 anos. Ele também é o único candidato entre os prefeitos eleitos que declarou cor amarela, sendo pequeno ponto de contraste entre eleitos de cor branca.

Só 6% são mulheres

Maiores cidades de MS elegeram prefeitos com idades entre 35 e 70 anos em 2020
Prefeitas eleitas de MS | Foto: TRE-MS | Reprodução

Dos 79 prefeitos eleitos em MS na noite do domingo (15), somente 5 deles – 6% do total – são mulheres. São elas: Rhaiza Matos (PSDB), de ; Cleidiane Areco Matzembacher (PSD), de Jardim; Marcelo Ribeiro Lopes (PSDB), de Corguinho; Ilda Machado (PSD), de Fátima do Sul; e Gerolina Alves (PSD), de Água Clara.

O número é pouco expressivo e revela que ainda há grandes discrepâncias na representatividade feminina nos poderes, mesmo com mulheres sendo a maioria do eleitorado. Isso se revela até mesmo no número de candidaturas: apenas 30 destas 79 cidades lançaram mulheres ao cargo máximo do Executivo Municipal Executivo Municipal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
palmeiras

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

rio verde

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

funcionários

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

fortaleza

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

Últimas Notícias

Cotidiano

Quer se vacinar contra a gripe? Veja os locais de vacinação deste domingo

Prefeitura realiza plantão de vacinação em dois bairros da Capital

Polícia

Mulher é presa com quase 500 trouxinhas de drogas no Jardim Los Angeles

A suspeita ainda tentou esconder os entorpecentes durante a abordagem policial

Cotidiano

Domingo será de tempo seco e quente, com máxima atingindo 36°C em Mato Grosso do Sul

Campo Grande amanhece com temperatura de 21°C e deve registrar máxima de 33°C

Sérgio Cruz - O dia na história

1974 – Deputado assassinado em Chapada dos Guimarães

Emanuel Pinheiro havia sido quarto deputado federal mais votado