Lentidão na apuração das eleições gera especulação sobre ataque hacker ao TSE
A lentidão na divulgação das primeiras parciais da apuração das eleições 2020 gera especulação sobre ataques hackers ao sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Uma hora após o fim da votação em Mato Grosso do Sul, ainda não foi divulgada a primeira parcial. Mais cedo, o telão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A lentidão na divulgação das primeiras parciais da apuração das eleições 2020 gera especulação sobre ataques hackers ao sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Uma hora após o fim da votação em Mato Grosso do Sul, ainda não foi divulgada a primeira parcial. Mais cedo, o telão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) exibiu mensagem de erro.
Durante todo o dia, tanto os sistemas do TSE quando o aplicativo e-título, usado para justificar o voto, por exemplo, ficaram instáveis e muitos eleitores não conseguiram acessar os serviços.
O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, afirmou na tarde deste domingo (15) que uma tentativa de ataque aos sistemas do tribunal conseguiu ser neutralizada. Ainda conforme o ministro, a tentativa de ataque não teve como alvo o sistema de apuração e totalização dos votos, que, portanto, não foi afetado. O envio das informações das urnas ao TSE é feito por meio de uma rede criptografada do próprio tribunal, que não foi atingida, segundo Barroso.
Entretanto, a demora na divulgação do resultado e instabilidades no sistema geram a especulação de que o TSE tenha sido afetado pelos ataques. Em São Paulo, apesar de a votação já ter acabado há duas horas, houve apenas a divulgação da primeira parcial, com 0,39% das urnas apuradas.
Assim, apenas uma parcial foi divulgada pelo TSE. Entre as capitais, a que teve a maior parte das urnas apuradas foi Florianópolis, com 77%. Em Belém, no Pará, com 61,9%.
Ataques
No começo de novembro, órgãos como STJ (Superior Tribunal de Justiça), Ministério da Saúde e outros foram atingidos por ataques cibernéticos.
Segundo um comunicado assinado pelo presidente do STJ, ministro Humberto Martins, no dia 5, o ataque foi detectado pela presença de um vírus na rede de informática do tribunal, enquanto sessões de julgamento eram realizadas. Para proteger o sistema, os links da rede interna do tribunal com a internet foram desconectados –fazendo com que os sistemas de informática e telefonia do tribunal deixassem de funcionar.
A pedido do órgão, a Polícia Federal está investigando o caso –em um inquérito sigiloso.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as urnas eletrônicas não têm nem o hardware necessário para fazer uma conexão a uma rede com ou sem fio –o que inviabiliza um ataque virtual externo.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.