Pular para o conteúdo
Política

Juíza reforça decisão e manda PSL substituir Trutis por Siqueira na chapa para prefeito

Em despacho, a juíza da 44ª Zona Eleitoral, de Campo Grande, Joseliza Alessandra Vanzela Turine, determinou que a Comissão Provisória Municipal do PSL substitua Loester Trutis por Vinicius Siqueira na chapa para disputar a prefeitura de Campo Grande. Emitida hoje (2), a determinação se baseia na desistência de recurso pela direção local do partido. “Tal conclusão decorre do fato...
Arquivo -

Em despacho, a juíza da 44ª Zona Eleitoral, de , Joseliza Alessandra Vanzela Turine, determinou que a Comissão Provisória Municipal do PSL substitua Loester Trutis por Vinicius Siqueira na chapa para disputar a prefeitura de Campo Grande. Emitida hoje (2), a determinação se baseia na desistência de recurso pela direção local do partido.

“Tal conclusão decorre do fato de que a requerida [Comissão Provisória] já demonstrou, expressamente, que não há interesse no prosseguimento do recurso, motivo pelo qual pode cumprir a determinação da sentença regularizando a substituição do candidato”, escreveu a magistrada.

Em sentença proferida no último dia 27 de setembro, a juíza reformou o resultado da convenção municipal que havia decidido pela candidatura do deputado federal Loester Trutis a prefeito. Ela não reconheceu os votos de suplentes do PSL e, em nova contagem, o vereador da Capital Vinicius Siqueira venceu a disputa interna.

A defesa da Comissão Provisória, encabeçada por Trutis, recorreu da sentença um dia depois. Agora, desistiu do recurso e adotou outra estratégia.

Disputa pessoal

O deputado federal ingressou pedido de intervenção no processo como terceiro interessado. A retirada do recurso, bem como o pleito de Loester Trutis para interferir na ação serão apreciados em segunda instância.

Na prática, com o recuo da direção municipal e entrada da figura de Loester Trutis como candidato, a disputa na Justiça pelo de disputar as eleições fica mais pessoal.

Segundo o deputado, o artifício é “juridicamente mais saudável”. Ele afirmou que espera obter efeito suspensivo da sentença anterior e continuar como candidato. Por enquanto, Trutis está registrado na , que ainda vai julgar sua diplomação.

Por outro lado, Vinicius Siqueira reforça a decisão da juíza Joseliza Alessandra Turine. “Eu gostaria que o pré-candidato vencido na convenção, aceitasse a derrota e parasse de atrapalhar toda a chapa de vereadores e prefeito”, provocou. Enquanto isso, o vereador já se posiciona como candidato nas redes sociais, inclusive com o advogado Rhiad Abdulahad como candidato a vice-prefeito.

Já pesa contra Trutis primeira derrota em segunda instância. Ontem (1º), o juiz-membro do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) Djailson de Souza rejeitou mandado de segurança impetrado pelo parlamentar, sob alegação de que ele já havia recorrido da decisão no âmbito da petição movida por Siqueira. O recurso – do qual a direção municipal do PSL desistiu – ainda não havia sido distribuído.

Pedido de impugnação

Além da petição que questiona a convenção municipal, Siqueira vai ingressar com pedido de impugnação da candidatura de Loester Trutis. Segundo ele, a fundamentação da manobra é a própria sentença favorável da 44ª Zona Eleitoral.

O deputado federal e, por enquanto, candidato do PSL à prefeitura diz que o vereador “pode tentar o que o Direito permitir”. Trutis alega que vai provar fraudes processuais cometidas por Siqueira, mas não disse quais seriam.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Frente fria derruba temperaturas em Ponta Porã, que marca sensação térmica de 1,2°C

Obras para garantir abastecimento de água em aldeias indígenas devem iniciar em 2026, promete Riedel

Empresa do ramo de celulose entrega áreas de lazer em Ribas do Rio Pardo

UPA

Ao buscar tratamento para pneumonia, mulher descobre possível insuficiência renal e inicia luta por leito hospitalar

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

bodoquena MPMS SIGILO PROCURADOR

Procurador envia nudes para suposta adolescente e caso é investigado pela Corregedoria do MPMS

O milagre que ficou de fora: cura de rapaz em estado vegetativo é atribuída a Carlo Acutis em MS

Ancelotti convoca Andreas Pereira para Seleção Brasileira na vaga de Kaio Jorge

Últimas Notícias

Cotidiano

Abono Salarial de 2023: trabalhadores têm até 29 de dezembro para sacar benefício

Quase 100 mil trabalhadores ainda não realizaram saque; valor totaliza R$ 114,3 milhões

Cotidiano

Comerciantes já relatam aumento na procura durante a Semana do Pescado

Semana começou no dia 1.º e segue até dia 15, oferecendo descontos e grande variedade de pescados para incentivar consumo e o comércio local

Cotidiano

Corumbá retoma Comitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal

A decisão visa reforçar a articulação entre instituições públicas e privadas a fim de reduzir riscos e enfrentar queimadas na região pantaneira e áreas urbanas

Polícia

Vendedor de uva morre soterrado após casa desabar em Rio Negro

A vítima estava sentada na calçada com outras pessoas