Pular para o conteúdo
Política

Após feminicídio, chega à Câmara lei com teste psicológico em concurso da Guarda

A Prefeitura de Campo Grande enviou à Câmara Municipal projeto de lei que acrescenta teste psicológico como uma das etapas do concurso público da Guarda Municipal. O plano de cargos e carreira da corporação foi aprovado e sancionado no 2º semestre de 2019, mas sem a previsão que agora o município envia à Casa de […]
Arquivo -
Guarda Municipal tentando dispersar manifestantes em ação de 2019. (Marcos Ermínio
Guarda Municipal tentando dispersar manifestantes em ação de 2019. (Marcos Ermínio

A Prefeitura de enviou à Câmara Municipal projeto de lei que acrescenta teste psicológico como uma das etapas do concurso público da . O plano de cargos e carreira da corporação foi aprovado e sancionado no 2º semestre de 2019, mas sem a previsão que agora o município envia à Casa de Leis.

No dia 30 de agosto de 2019, o (Diário Oficial de Campo Grande) publicou o texto sancionado. Entre as seis etapas nas quais o candidato deve se submeter estão prova de conhecimentos; exame de saúde e toxicológico; prova de aptidão física; exame médico; investigação social e curso de formação técnico-profissional.

“Por um erro material, faltou a avaliação psicológica”, traz trecho da justificativa da proposta que foi protocolada na segunda-feira (3). “Assim, foi sugerido permanecer no inciso II, exame médico e toxicológico e no inciso IV, a avaliação psicológica. Desta forma, o candidato ao cargo da Guarda Municipal Metropolitano será mais bem avaliado”.

A legislação é entregue depois de casos envolvendo integrantes da guarda, como a reação considerada exagerada em protesto e . A assessoria da corporação afirmou que a adição do teste psicológico não tem a ver com as recentes situações. No dia 28, um guarda municipal matou a tiros a ex-namorada e o amigo dela, além de atingir outra pessoa. Ele segue foragido e a secretaria de Segurança emitiu nota na segunda-feira (2), na qual diz que o servidor foi afastado e um procedimento aberto para investigar a conduta dele.

Foi incluído também no item que prevê pagamento de 50% do vencimento inicial da carreira aos que tiverem já no curso de formação. Neste caso, no texto sancionado, não estava estabelecido que a remuneração paga seria referente à ‘classe inicial’.

Outra mudança é prevista no artigo 21, quando trata da participação de pessoas com necessidades especiais. Na lei sancionada, está prevista a submissão às condições previstas em lei estadual. O novo texto esclarece que “o mais correto” é explicar que “aquele que pretender se submeter ao processo deverá possuir deficiência compatível com a exigibilidades do cargo”.

A proposta apresentada agora ainda exclui um item nas exigências para o cargo por ser “praticamente igual”. É a parte em que fala sobre “aptidão plena psicológica e não ser usuário de substância proibida por lei”. No mesmo artigo, em outro item, existe redação bem semelhante.

Apesar da legislação sancionada e da alterações pedidas nesta semana, a Guarda Municipal ainda não lançou o concurso público, anunciado desde então.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Traficante perde controle de carro e vai parar nas margens da BR-060 com 1,3 tonelada de maconha

Mais de 160 crianças e adolescentes indígenas recebem certidões de nascimento

473,9 mil beneficiários informaram não reconhecer descontos, diz INSS

Motorista sul-mato-grossense sai ileso após caminhão carregado afundar no Rio Paraná

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Dupla é condenada a quase 50 anos de prisão pelo assassinato de Gabriel nas Moreninhas

Últimas Notícias

Esportes

Bahia perde para Atlético Nacional e se complica na Libertadores

Os brasileiros agora precisam vencer o Internacional na última rodada

Trânsito

Motociclista é reanimado por socorristas após acidente entre moto e ônibus

Motociclista caiu desacordado ao solo

Brasil

Justiça autoriza exumação em caso de investigação de paternidade em Terenos

Ainda assim, os resultados permaneceram inconclusivos

Brasil

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Cabe recurso contra a decisão