Pular para o conteúdo
Política

Em decretos, duas cidades de MS proíbem tereré durante pandemia

Como medida para o enfrentamento à pandemia do coronavírus, os municípios de Juti e Laguna Carapã proibiram o consumo de tereré. A decisão das prefeituras foi divulgada por meio de decreto, publicado no Assomasul (Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso do Sul) desta sexta-feira (15). Comumente compartilhado em rodas de conversa, o tereré é […]
Arquivo -

Como medida para o enfrentamento à pandemia do , os municípios de e Laguna Carapã proibiram o consumo de tereré. A decisão das prefeituras foi divulgada por meio de decreto, publicado no Assomasul (Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso do Sul) desta sexta-feira (15).

Comumente compartilhado em rodas de conversa, o tereré é um fator típico sul-mato-grossense de propagação do coronavírus. De acordo com a (Secretaria Municipal de Saúde) de , o costume regional causou maior parte dos casos de coronavírus da cidade.

Em Juti, a medida foi acrescentada ao Decreto nº 31, que dispõe sobre as formas adotadas pelo município no enfrentamento do coronavírus e foi prorrogado por mais 30 dias. No Decreto nº 34, foi proibido o “consumo de tereré, chimarrão e narguilé em vias e espaços públicos e em obras e construções, ainda que particulares”.

Laguna Carapã

A prefeitura de Laguna Carapã decretou a mesma medida, sendo assim, fica vedado o consumo de tereré, chimarrão e narguilé em todo espaços públicos do município. Também é proibido o consumo em obras e construções, sejam elas públicas ou privadas.

Além disto, em Laguna Carapã foi decretado o uso obrigatório de máscaras faciais para todos os moradores da cidade. Os cidadãos devem utilizar o EPI (Equipamento de Individual) para circulação de munícipes nos logradouros públicos, deslocamento em todo o território municipal para realização de qualquer atividade, uso do transporte coletivo, transporte individual de passageiros e transporte compartilhado de passageiros, ingresso e permanência nos estabelecimentos em geral, públicos e privados, inclusive filas.

Aos moradores que não fizerem uso das máscaras, no primeiro flagra será aplicada advertência e caso haja reincidência será emitida multa. O valor fica definido pelo Decreto nº 129, como “equivalente a uma cesta básica no valor de RS 100”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Migué’ do Consórcio Guaicurus e tarifaço na carne de MS são debatidos na Câmara de Campo Grande

VÍDEO: Incêndio às margens da BR-163 mobiliza Bombeiros em Rio Brilhante

Sarampo preocupa na fronteira e MS inclui dose zero da vacina para bebês de 6 a 11 meses

Em telefonema, Lula e Xi discutem ‘parceria estratégica bilateral’ entre o Brasil e a China

Notícias mais lidas agora

Amante jogou Raquel viva em vala de Terenos para esconder traição, confirma laudo

Bombeiros resgatam homem que subiu em torre de energia na Avenida Guaicurus

Flagrado na casa da atual namorada foge pelado para não ser morto pelo ex em MS

Floquinho

Viu o Floquinho? Tutora oferece recompensa por splitz perdido no Nova Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Operação Impostor: agente de portaria se passava auditor fiscal para extorquir motoristas na BR-262

Mandados foram cumpridos em Corumbá

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Wadih Damous não terá ‘vida fácil’ em sabatina no Senado

Advogado foi indicado para presidir a Agência Nacional de Saúde

Famosos

Ex-gay band, bailarino de Anitta anuncia gravidez da namorada: ‘Sonho’

Bailarino de Anitta, Lukas Oliveira pegou os fãs de surpresa ao anunciar a gestação da namorada Daniela Brugarelli; confira

Polícia

Encontrada morta em matagal foi vista em ‘Arraiá’ na companhia de desconhecido em Corumbá

Irmão de Victória havia pedido para ela não sair e ficar em casa