Nos anos eleitorais surgem diversos cargos que ajudam nas campanhas dos candidatos, como o de cabo eleitoral. Além de uma renda extra para algumas pessoas, os cabos eleitorais são importantes para os candidatos. Você sabe o que faz um cabo eleitoral?

A grosso modo, o cabo eleitoral é que que fica nas ruas distribuindo os santinhos, segurando bandeiras nas ruas e sinaleiros, fazem logística de comício, entre outras atividades.

Segundo definição do (Conselho Nacional do Ministério Público), cabo eleitoral é a pessoa que, geralmente na época de campanha, a mando dos chefes ou líderes partidários, devem conseguir mais integrantes para se filiarem ao partido político ou conseguir mais eleitores para votarem nos candidatos da legenda.

Segundo divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), há um número máximo de contratação e que varia de município para município, sendo que ultrapassar este limite pode caracterizar abuso de poder econômico.

Não existe um valor mínimo ou máximo para se remunerar os cabos eleitorais, mas há um limite de pessoas para não haver disparidade entre candidatos. Além disso, é importante que todo o pagamento deve ser feito de forma oficial. Valores ‘extras' podem configurar caixa 2.