Pular para o conteúdo
Política

Deputados têm 5 projetos em pauta nesta quarta, todos do ano passado

Na ordem do dia dos deputados estaduais de Mato Grosso do Sul têm cinco projetos pautados para a sessão desta quarta-feira (5), mas todos de 2019. Integrantes de comissões ainda foram definidos e por isso, novos projetos não foram avaliados. Uma das propostas protocoladas em 2019 é a criação do Programa CNH (Carteira Nacional de […]
Arquivo -
Deputados analisam cinco projetos de Lei nesta quarta-feira (5). (Luciana Nassar
Deputados analisam cinco projetos de Lei nesta quarta-feira (5). (Luciana Nassar

Na ordem do dia dos deputados estaduais de têm cinco projetos pautados para a sessão desta quarta-feira (5), mas todos de 2019. Integrantes de comissões ainda foram definidos e por isso, novos projetos não foram avaliados.

Uma das propostas protocoladas em 2019 é a criação do Programa CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Social, para que jovens de 18 anos de baixa renda, tenham acesso gratuito aos serviços de aquisição da habilitação para conduzir veículos automotores.

O projeto é do deputado João Henrique Catan (PL), que teve parecer contrário de 4 dos 5 integrantes da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Apenas (PP) foi favorável a tramitação da proposta, que será colocada em votação hoje.

Conforme o parecer, o projeto pode ferir a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), pois se o Programa CNH Social for aprovado, caberá ao governo estadual arcar com as despesas. 

Também de autoria do Catan, projeto de lei quer proibir cobranças e informações de fraudes ou débitos pendentes de contratos anteriores, nas unidades consumidoras, como água e luz, no Estado. O deputado se justifica dizendo que a dívida em nome de terceiro é considerada pessoal e não admite transferência automática para quem não a tenha dado causa.

Capitão Contar (PSL) apresentou projeto para alterar a lei de número 5.217, sobre a implantação de medidas de informação e de proteção à gestante e à parturiente contra a violência obstétrica no Estado. O objetivo é dar a possibilidade da lei alcançar total efetividade, atingindo o resultado que buscam tanto os profissionais de saúde, quanto às pacientes que serão atingidas.

De autoria do presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB) e também protocolada no ano passado, a proposta de número 280 revoga a lei em vigência que proíbe o uso de telefone celular e quaisquer outros aparelhos portáteis eletrônicos capazes de produzir sons e ruídos nas agências bancárias e instituições assemelhadas, nos postos de gasolina, cinemas, teatros, sala de aula, bibliotecas, salas de concertos, audiências, conferências. Em sua justificativa, Corrêa afirma que o uso do celular é praticamente indispensável nos dias atuais.

Segunda votação

Será colocada em segunda votação, a proposta do Projeto de Emenda Constitucional de número 05/2019 de Vendramini. O projeto altera o parágrafo 2º do artigo 65 da Constituição Estadual, criando lei complementar sobre a elaboração, a redação, a alteração, a consolidação e a revogação das Leis. Segundo a justificativa, a alteração é para permitir ao deputado dispor da possibilidade de propor revogação de Leis em desuso e/ou obsoleta, sem eficácia atual no ordenamento jurídico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Não só instalações, mas furtos de placas solares também crescem em Mato Grosso do Sul

Saiba onde assistir: João Fonseca estreia em Toronto

VÍDEO: Peixes mortos em lago de Ribas do Rio Pardo assustam ribeirinhos e prefeitura se reúne com Imasul

Comemorando 40 anos, UBE-MS abre inscrições para 37ª Noite da Poesia em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

samu

Furto de fiação faz Samu alterar contato temporariamente em Campo Grande

Bobbie Goods é coisa de criança? Em MS, adultos também aderem à ‘febre’ dos livros de colorir

Últimas Notícias

Brasil

Suplente de vereador e consultora de vendas de MT são assassinados enquanto dormiam

Ex-marido da vítima, principal suspeito do crime, foi encontrado com sinais de suicídio

Transparência

Em obras desde 2023: reforma na Reitoria da UFGD passa por reajuste e vai a R$ 9,8 milhões

Em cerca de 1 ano e meio, valor do contrato da UFGD subiu 46%

Cotidiano

Muito endividado, morador de MS pede ajuda à Defensoria para negociar com 8 bancos

Nesses casos, bancos têm a obrigação legal de colaborar e negociar, comparecendo à audiência de conciliação

Polícia

Defesa de mulher que matou o próprio filho a facadas no Centro-Oeste pede anulação da condenação

O crime completou um ano na última segunda-feira (21)