Pular para o conteúdo
Política

Deputados de MS vêem perda na Saúde, mas avaliam erro em divergências com Bolsonaro

Deputados estadual sul-mato-grossenses avaliaram como perda a saída do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), demitido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta quinta-feira (16). O temor é que a transição em meio a uma pandemia prejudique o combate ao novo coronavírus. Apesar de elogiarem o trabalho feito por Mandetta em pouco mais de […]
Arquivo -

Deputados estadual sul-mato-grossenses avaliaram como perda a saída do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), demitido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta quinta-feira (16). O temor é que a transição em meio a uma pandemia prejudique o combate ao novo coronavírus.

Apesar de elogiarem o trabalho feito por Mandetta em pouco mais de um ano à frente da pasta, parlamentares ouvidos pelo Jornal Midiamax avaliam como erro as constantes divergências dele com o presidente, que acabaram resultando em sua demissão.

Para  (PP), o precisa no momento de ‘mais comprometimento e menos holofotes’. “Avalio que o ex-ministro Mandetta fez um bom trabalho, porém cometeu o erro de não respeitar hierarquia e afrontar quem o nomeou que foi o Presidente Bolsonaro, um militar afeito a obediência hierárquica” observou.

Segundo (PT), a permanência no cargo em meio a tantos atritos com o presidente era impossível, uma vez que a ordem maior vem do chefe do Executivo. “Eu considero um prejuízo para a saúde da população brasileira num momento desse, em que todos primam pela sobrevivência. Vai entrar um outro e até acertar, se vier com política diferente da do Mandetta, eu acredito que nós podemos entrar num caos na saúde do País”, ponderou.

Neno Razuk (PTB) lamentou a saída diante do ‘grande trabalho’ que o ministro fazia pela Saúde do País. Mas também afirmou que o atrito dificultava a situação. “O presidente foi eleito pelo povo e é um direito dele escolher como vai conduzir o Ministério, como  vai conduzir seu Governo. Torço para que o novo ministro consiga ter sucesso nesse momento difícil que a gente vem enfrentando”, disse. 

Na avaliação de João Henrique Catan (PL), a perda é primeiro para Mato Grosso do Sul, depois ao País como um todo. “Será que não estávamos prontos para uma batalha de egos e vaidades? Temo agora pela guerra contra o vírus”, adiantou.

Apesar das indicações da demissão, Felipe Orro () disse ter fica estarrecido com a notícia, pois, na avaliação dele, o ministro ‘além de excelente profissional e competente gestor, estava fazendo um grande trabalho e neste período de pandemia está muito lúcido e seguindo normas médicas e da ciência’. Já o deputado Capitão Contar (PSL) limitou-se a dizer que confia, acredita e apoia as decisões do presidente.

Para o tucano Professor Rinaldo (PSDB), a saída já era esperada diante do cenário de ruptura entre o ministro sul-mato-grossense e o presidente. “Esperamos que o atual ministro Doutor Nelson Teich seja profícuo e tenha sucesso à frente desta pasta tão importante que é Ministério da Saúde”, declarou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Contra pedido de liberdade, MP diz que Frescura insistiu em corrupção mesmo investigado

Polícia encontra cova e continua buscas por corpo em mata no Parque dos Laranjais

Diagnosticado com TEA, professor formado na UFMS lança livro de crônicas sobre autismo

MS recebe Caravana das Juventudes para capacitar jovens e aprovar plano nacional

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

cpi interrupção

Com interrupção, oitiva do diretor-presidente da Agetran começa tumultuada na CPI do Consórcio

Últimas Notícias

Transparência

STJ nega liberdade a ex-coordenador da Apae acusado de desviar R$ 8 milhões

Paulo Muleta obteve aval do MPMS para deixar país em meio às investigações

Famosos

Nasce Zuri, filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves: “Multiplicou o amor”

Nascimento da primogênita foi anunciado no Instagram das artistas, nesta quarta-feira (14)

Cotidiano

INSS alerta sobre perfil falso que promete acelerar liberação de reembolso nas redes sociais

INSS alerta para que a população desconfie de promessas fáceis e, em caso de dúvidas, busquem informações apenas pelos canais oficiais

Cotidiano

SES fará mapeamento da saúde em cidades da fronteira entre MS e Paraguai

Ação vai ajudar a identificar onde há falta de insumos, profissionais ou leitos