Pular para o conteúdo
Política

Deputado faz indicação para uso de ‘kit’ em pacientes com coronavírus e colega rebate

O deputado Antônio Vaz (Republicanos) fez uma indicação à SES (Secretaria de Estado de Saúde) e ao Governo do Estado, para compra de kits de medicamentos como a Cloroquina e Ivermectina destinados ao tratamento de pacientes com coronavírus, logo quando a doença se manifestar. Porém, isso gerou debate em sessão nesta terça-feira (7). Após falar […]
Arquivo -

O deputado (Republicanos) fez uma indicação à SES (Secretaria de Estado de Saúde) e ao Governo do Estado, para compra de kits de medicamentos como a e Ivermectina destinados ao tratamento de pacientes com , logo quando a doença se manifestar.

Porém, isso gerou debate em sessão nesta terça-feira (7). Após falar a indicação, Pedro Kemp (PT) rebateu dizendo ser complicado políticos indicarem remédios para a população tomar, sem comprovação eficaz.

Segundo Vaz, a Prefeitura de já adota a medida nos casos confirmados da Covid-19. “O protocolo que o prefeito assumiu, temos acompanhado no Brasil grupos de médicos no tratamento de prevenção do protocolo sobre a Ivermectina e Cloroquina e pedi ao governo e ao secretário de Saúde para este protocolo ser implantado no Estado todo”.

O parlamentar diz ainda que na cidade de Porto Feliz, os pacientes confirmados logo são tratados e os casos diminuíram. “A cidade teve 3 mortes. No Pará e em Natal, fala muito sobre tratamento logo no início, a pessoa tem chance maior de sobreviver”.

Vaz é presidente da Comissão de Saúde na Casa de Leis e diz estar acompanhando estudos sobre a doença. “Apesar de Geraldo Resende falar que não há comprovação científica, mas muitos médicos falam sobre isso. Indiquei pedindo ao governo esse kit de medicamentos para tratamento preventivo de Covid-19 e as prefeituras que quiserem, podem adotar. Acho que vai salvar muitas pessoas”.

Barbosinha (DEM) disse se lembrar da infância, quando tomava vermífugo. “Me lembro quando criança, nas férias, a gente tomava vermífugo. Temos informações que a Ivermectina vem produzindo resultado. Se não produz efeito colateral, por que não usar”, questionou.

“Posição política”

Porém, Kemp chamou a atenção de políticos fazerem indicações de medicamentos para população usar. “A comunidade científica ainda não recomenda nenhum medicamento com comprovada eficácia para tratamento da Covid-19. Todos os testes realizados em pacientes com esses medicamentos não mostraram melhora”.

O petista diz achar que quem defende esse tipo de protocolo, tem posição política. “O prefeito (Marquinhos Trad) praticamente endossando esse protocolo para tomar medicamento no início da doença. Acho complicado autoridades políticas fazerem prescrição de medicação à população, assim como Bolsonaro receitou Cloroquina”.

Por fim, Kemp diz que os deputados não devem transformar isso em questão política. “Tem que ser tratado como científico. Se você não tem sintoma e toma remédio, vai acabar para quem realmente precisa, como o caso da Hidroxicloroquina que é para tratamento do Lúpus”.

“A única forma de combater o coronavírus é o isolamento social”, finalizou o deputado.

Em contrapartida, Barbosinha dá razão a Kemp sobre a competência de indicação de medicamentos. “Kemp tem razão quando diz que não compete a nós a recomendação do uso de medicamentos. A indicação de Antônio Vaz endereça ao secretário de saúde para avaliação de alguns protocolos usados”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Ou governo, ou senado’: Pollon promete acirrar disputa no PL e não descarta mudança de partido

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

Últimas Notícias

Esportes

Fluminense surpreende o Inter na Copa do Brasil e vence pela 1ª vez após Mundial de Clubes

Em um primeiro tempo movimentado, Everaldo aproveitou a falha de Vitão e abriu o placar para o Fluminense

Cotidiano

Após incêndio no Noroeste, conselho de segurança marca reunião com Defesa Civil e moradores

O encontro vai abordar o caso registrado nesta quarta-feira e deliberar acordos juntos à comunidade para prevenir novas ocorrências

Brasil

Após sanções dos EUA, Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno

Corintiano declarado, o magistrado acompanhou a partida das tribunas

Cotidiano

Bebê de 1 ano é mordida por morcego após incêndio em terreno baldio no Tiradentes

Moradores afirmam que já fizeram diversas denúncias sobre o abandono do terreno, mas nenhuma providência foi tomada