Pular para o conteúdo
Política

Deputado apresenta projeto para isenção de ICMS para a Cloroquina

Projeto de lei foi protocolado nesta quinta-feira (18) para isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para os medicamentos Azitromicina, Cloroquina, Dexametasona e Ivermectina com objetivo de facilitar o combate à pandemia do coronavírus. A Cloroquina tem sido alvo de debates sobre sua eficiência para combater a Covid-19. Em maio, a OMS […]
Arquivo -
Projero foi apresentado pelo deputado João Henrique Catan (PL)
Projero foi apresentado pelo deputado João Henrique Catan (PL)

Projeto de lei foi protocolado nesta quinta-feira (18) para isenção do (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para os medicamentos Azitromicina, Cloroquina, Dexametasona e Ivermectina com objetivo de facilitar o combate à pandemia do coronavírus.

A Cloroquina tem sido alvo de debates sobre sua eficiência para combater a Covid-19. Em maio, a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou a interrupção do uso da cloroquina e hidroxicloroquina em testes para tratamento contra a Covid-19. 

O motivo foi um estudo publicado pela revista científica Lancet, envolvendo mais de 96 mil pessoas e mostrou que não só não há benefícios no uso desses medicamentos contra o vírus SARS-CoV-2, como há um risco aumentado de morte para os pacientes. 

Porém, retomou os estudos, suspendendo novamente no último dia 17, pois evidências científicas apontam que a substância não reduz a mortalidade em pacientes internados com a doença.

Mesmo assim, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) defende o uso do medicamento, mesmo não tendo eficiência comprovada.

Com isso, o deputado (PL) apresentou a proposta pedindo a isenção do ICMS sobre os medicamentos, abrangendo também seu derivado – Hidroxicloroquina. 

Se aprovada, a concessão da isenção do ICMS terá a validade até 31 de dezembro deste ano e o Poder Executivo Estadual regulamentará a forma e o alcance da concessão da isenção do ICMS. 

Na justificativa apresentada pelo parlamentar, é que diante do colapso que vem se alastrando no mundo, alguns medicamentos vêm se tornando eficazes no tratamento em pacientes internados com a Covid-19, como a Cloroquina, Azitromicina, Dexametazona e Ivermectina. 

A Azitromicina e a Cloroquina são substâncias utilizadas normalmente contra a malária, nos casos de lúpus e artrite reumatoide. No que diz respeito ao coronavírus, a ação desse medicamento no organismo seria anti-inflamatória, pois a cloroquina age diretamente no sistema respiratório, protegendo o indivíduo dessa inflamação excessiva causada pela Covid-19 e por consequência aumentando o PH da cé, diminuindo a replicação do vírus dentro do organismo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre Ozzy Osbourne, ícone do rock e lenda do Black Sabbath

Theatro Municipal receberá cerimônia de despedida de Preta Gil

imposto de renda

Consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda será aberta nesta quinta-feira

Deputados exibem bandeira de Trump em homenagem a Bolsonaro e são demovidos por líder

Notícias mais lidas agora

bodoquena

Após ‘enxurrada’ de questionamentos e prorrogação, MPMS contrata empresa por R$ 6 milhões

Agência Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

Câmera corporal registra momento em que PM da Rota atira em policial civil

Últimas Notícias

Mundo

Zelensky renova oferta de encontro com Putin, enquanto ataques russos prosseguem na Ucrânia

Putin rejeitou todas as ofertas anteriores de reunião para acordo

Mundo

Investigação aponta que pilotos desligaram o motor errado em acidente aéreo na Coreia do Sul

Familiares das vítimas protestaram contra o resultado do relatório afirmando que estavam responsabilizando as vítimas da tragédia

Brasil

Embarcações colidem na Baía de Todos-os-Santos e naufraga

Não há informações de desaparecidos

Polícia

Acidente com PMs do Choque interdita trecho da Avenida Afonso Pena em Campo Grande

Cena chama a atenção de populares que passam pelo cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Coronel Cacildo Arantes