Política

DATAmax: Indecisos podem definir eleição entre Barbosinha e Alan Guedes em Dourados

A segunda pesquisa DATAmax realizada na cidade de Dourados, distante 225 quilômetros de Campo Grande, segundo maior colégio eleitoral do Estado,  aponta o deputado estadual Barbosinha (DEM)  com 27% das intenções de votos,  enquanto o segundo colocado, vereador Alan Guedes (PP), registra 20% da preferência dos eleitores. Em relação ao primeiro levantamento, a diferença entre […]

Aliny Mary Dias Publicado em 10/11/2020, às 17h55 - Atualizado em 12/11/2020, às 08h49

Reprodução
Reprodução - Reprodução

A segunda pesquisa DATAmax realizada na cidade de Dourados, distante 225 quilômetros de Campo Grande, segundo maior colégio eleitoral do Estado,  aponta o deputado estadual Barbosinha (DEM)  com 27% das intenções de votos,  enquanto o segundo colocado, vereador Alan Guedes (PP), registra 20% da preferência dos eleitores. Em relação ao primeiro levantamento, a diferença entre Barbosinha e Alan Guedes caiu 4 pontos percentuais, de 11 para 7 pontos.

Completam a lista dos candidatos Racib Harb (Republicanos) com 6%, João Carlos (PT) com 5%, Mauro Thronicke (PSL) com 4%, Wilson Matos (PTB) com 4% e Jeferson Bezerra (PMN) com 1%.

Responderam não optar por nenhum dos candidatos 12% dos entrevistados;  branco e nulo somam 4% e 17% declararam não saber ou não responderam. O elevado índice de indecisos pode ser decisivo na definição da eleição, tendo em vista que a diferença entre Barbosinha e Alan Gudes é de 7 pontos.

A pesquisa, no critério estimulada, quando nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado, ouviu 780 pessoas eleitores entre os dias 7 e 9 de novembro. Com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa tem nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número MS05346/2020.

Votos válidos

Levando-se em conta apenas os votos válidos, ou seja, quando não são consideradas as pessoas que declararam não votar em nenhum candidato, brancos e nulos e eleitores que disseram não saber em quem votar ou não responderam, Barbosinha tem 40% das intenções de voto, seguido de Alan Guedes com 30%, Racib Harb com 8%, João Carlos e Mauro Thronicke com 7% ambos, Wilson Matos com 6% e Jeferson Bezerra com 1%.

DATAmax: Indecisos podem definir eleição entre Barbosinha e Alan Guedes em Dourados

Rejeição

Em relação à rejeição, ou seja, em qual candidato os eleitores ouvidos pela DATAmax não votariam de jeito nenhum, quem lidera é Barbosinha, com 35% de rejeição;  Alan Guedes registra 13%. Na sequência,  João Carlos tem 7%, Mauro Thronicke, 3%, Wilson Matos,3%, Jeferson Bezerra, 2% e Racib Harb 2%.

DATAmax: Indecisos podem definir eleição entre Barbosinha e Alan Guedes em Dourados
(Gráfico de Rejeição, segundo DATAmax)

Primeira pesquisa

Na primeira pesquisa do DATAmax em Dourados, divulgada no dia 24 de outubro, os números eram um pouco diferentes. Barbosinha também liderava, mas com 33% da intenção de voto dos eleitores. Allan Guedes, tinha 22% da escolha dos eleitores.

Os outros candidatos apareciam com os seguintes números: João Carlos (PT), 4%, Racib Harb (Republicanos) tem 3%, mesmo percentual de Wilson Matos (PTB). Mauro Thronicke (PSL) aparece com 2% e Jeferson Bezerra (PMN), 1%.

Jornal Midiamax