Pular para o conteúdo
Política

‘Dança das cadeiras’ não deve afetar comissões na Câmara, diz Rocha

A ‘dança das cadeiras’ na Câmara Municipal de Campo Grande pouco deve interferir na composição das comissões permanentes – grupos técnicos formados para discutir e votar projetos de leis antes de ir à plenário. Pelo regimento, as indicações de vereadores são feitas de acordo com o número de parlamentares em cada bancada. “Quando há consenso, […]
Arquivo -
Plenário dos vereadores de Campo Grande já passou por reforma. (Foto: Izaias Medeiros
Plenário dos vereadores de Campo Grande já passou por reforma. (Foto: Izaias Medeiros

A ‘dança das cadeiras’ na Câmara Municipal de pouco deve interferir na composição das comissões permanentes – grupos técnicos formados para discutir e votar projetos de leis antes de ir à plenário.

Pelo regimento, as indicações de vereadores são feitas de acordo com o número de parlamentares em cada bancada. “Quando há consenso, muitas vezes o partido tem direito a dois nomes, mas abre mão de um”, citou como exemplo o presidente da Casa de Leis, vereador (PSDB).

Ou seja, mesmo que bancadas desapareçam, surjam, aumentem ou diminuam com a troca de partidos entre vereadores, as comissões devem ser mantidas com a atual formação. Podem até ser modificadas, mas sem que o número de parlamentares de uma legenda seja levado em conta, necessariamente.

“Existe muito o consenso. Por isso eu acredito que, como as comissões estão formadas e compostas por consenso, mesmo mudando composição partidária, não há necessidade de se fazer mudar as comissões”, explicou o dirigente.

A é a ferramenta que os vereadores vão usar para trocar de agremiações políticas. Com isso, por exemplo, o PTB, que tem hoje só Otávio Trad, pode ‘desaparecer’ porque o parlamentar deve ir para o PSD, bancada esta que vai, pelas especulações dos próprios parlamentares, no mínimo dobrar de tamanho – hoje a sigla tem só dois membros no Legislativo municipal.

Até hoje, somente André Salineiro confirmou que deixa a bancada tucana para integrar o DEM, onde pode também assumir a presidência municipal. No entanto, a troca só é mesmo oficializada em março. Pelo menos seis vereadores estão com malas prontas para deixar suas atuais legendas, mas não bateram o martelo oficialmente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Exposição itinerante destaca trajetória da urbanista corumbaense Carmen Portinho

Acusado de matar Alex golpeado com pedaços de concreto é condenado a 13 anos de prisão

Idoso tem a perna esmagada ao ser atropelado por caminhão da Solurb no Danúbio Azul

Carreta do Hospital do Amor percorre bairros e cidades de MS

Hospital de Amor realiza exames gratuitos de mamografia em shopping na Capital 

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

pedagio br 163 rodovia ccr antt duplicação

ANTT defende reduzir duplicação para não subir pedágio da BR-163

Empresários pagavam propina de 5% para ex-servidores da SED fraudarem licitações milionárias

Últimas Notícias

Famosos

Paula Fernandes revela que não sabia sobre ser ‘cancelada’: “Nunca entendi”

Cantora disse que nunca entendeu o que as pessoas tinham contra sua pessoa

Polícia

Cachorro é encontrado morto e tutor preso em flagrante no Centro de Campo Grande

Cão estava com desnutrição e infestado por ectoparasitas em uma casa no bairro Paulo Coelho Machado

Trânsito

Idosa é atropelada por carro ao atravessar a rua na Vila Bandeirantes

Idosa foi encaminhada para a Santa Casa com fratura na região do tornozelo

Cotidiano

Pacientes lotam UPA Coronel Antonino, com fila até para o lado de fora

Com alta em casos de doenças respiratórias, UPAs operam próximas ao limite, diz Sesau