Pular para o conteúdo
Política

CPI da Energisa impetra dois recursos na Justiça para continuar perícia em medidores

Após a Energisa conseguir liminar na Justiça impedindo que a USP (Universidade de São Paulo) no campus de São Carlos continue averiguando os 200 medidores de Campo Grande com possíveis irregularidades, a CPI da Energisa através da Mesa Diretora da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) impetrou dois recursos no processo movido, na […]
Arquivo -

Após a Energisa conseguir liminar na Justiça impedindo que a USP (Universidade de ) no campus de São Carlos continue averiguando os 200 medidores de com possíveis irregularidades, a CPI da Energisa através da da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) impetrou dois recursos no processo movido, na última sexta-feira (22).

Segundo o presidente da CPI, deputado Felipe Orro (), em um dos recursos encaminhado ao presidente do Tribunal de Justiça, foi pedido a suspensão da liminar. “O pedido é para que possamos dar seguimento à perícia nos medidores, medida fundamental até para isentar a própria concessionária, caso se verifique que não haja nenhuma irregularidade. O que não podemos,nem nós, nem os consumidores, é ficar com essa dúvida permanente, já que as reclamações de consumo elevado sem justificativa são muitas”, disse.

Na liminar concedida, a Energisa alegou que a CPI não tinha legitimidade para determinar aferição dos medidores e colocou em dúvida a capacidade técnica do Laboratório de Sistemas de (LSEE) da Escola de Engenharia da USP de São Carlos. 

A concessionária de energia elétrica solicitou ainda que a perícia a ser realizada pela CPI “fosse conduzida por pessoal tecnicamente habilitado, com equipamentos calibrados conforme padrões do órgão metrológico e, sobretudo, por laboratório acreditado pelo Inmetro”.

De acordo com o recurso impetrado pela assessoria jurídica da Alems, os advogados da Energisa alteraram propositalmente o teor de resolução da Aneel que trata de perícia, levando o desembargador João Maria Lós, que analisou o pedido de liminar, a decidir em favor da concessionária. 

A assessoria jurídica da Alems ainda rebate os demais argumentos dos advogados da Energisa e assegura a necessidade de se obter a perícia nos medidores como condição fundamental para que a CPI desenvolva um trabalho completo capaz de sanar as dúvidas em relação à veracidade da leitura feita pelos equipamentos.

O segundo recurso, de Agravo Interno, foi juntado ao processo em que o desembargador concedeu a liminar e cobra a falta da prova necessária nos autos de que o laboratório da Universidade de São Carlos não tem a acreditação do Inmetro. A empresa apenas faz referência a isso, sem juntar qualquer documento comprobatório. Mesmo assim conseguiu a liminar.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Final do Campeonato Estadual acontece neste domingo entre Operário e Ivinhema

Etapa do Sul-Mato-Grossense de Judô acontece neste sábado em Três Lagoas

vidro

Irado, homem quebra vidro de balcão de atendimento e fere enfermeira com estilhaços

Grávida, Bia Miranda defende uso de maconha durante gestação: ‘Ajuda’

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Nas últimas 12 horas, 7 foram presos por tráfico de drogas em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

57% dos vacinados contra dengue em Campo Grande ainda não receberam 2ª dose

A Sesau garantiu que haverá vacinas disponíveis para o público de 4 a 59 anos que deve receber a 2ª dose em abril

Cotidiano

Mofo, infiltração e calha suja: O que pode virar um ‘problemão’ após as chuvas?

Campo Grande registrou chuvas acima do esperado em março desse ano. Trégua é oportunidade para providenciar reparos e manutenções

Polícia

VÍDEO: Pitbull mata cachorro e quase ataca morador no bairro São Conrado

Morador tentou salvar o cãozinho, mas o pitbull solto na rua estava agressivo

Le Blog Maria Antonia

Angelina Jolie visita ONG de apoio a imigrantes em São Paulo

esta sexta-feira (4), a atriz e ativista Angelina Jolie desembarcou em São Paulo para visitar o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), uma organização que atua no acolhimento e defesa de direitos de migrantes.