Pular para o conteúdo
Política

Energisa consegue liminar para barrar perícias da CPI em medidores suspeitos

A Energisa que está sendo investigada por uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) aberta no ano passado pelos deputados estaduais, entrou com liminar na Justiça para barrar a inspeção dos 200 relógios de consumidores que estão sendo periciados na USP (Universidade de São Paulo) da cidade de São Carlos. A informação foi repassada ao Jornal […]
Arquivo -

A Energisa que está sendo investigada por uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) aberta no ano passado pelos deputados estaduais, entrou com liminar na Justiça para barrar a inspeção dos 200 relógios de consumidores que estão sendo periciados na USP (Universidade de ) da cidade de São Carlos.

A informação foi repassada ao Jornal Midiamax pelo presidente da CPI, deputado (PSDB). Na última sexta-feira (8), a Comissão recebeu o documento protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). “A Energisa entrou para barrar as perícias na USP. Estamos concluindo o recurso e vamos protocolar hoje no Tribunal de Justiça”.

De acordo com o documento da concessionária de energia, serão periciados, como amostra, cerca de 200 medidores da cidade de , pertencentes a unidades consumidoras que tenham formulado reclamações perante o

Na justificativa, a Energisa defende a necessidade de serem esclarecidos alguns pontos prévios à realização da perícia, em especial quanto à necessidade de acreditação, pelo Inmetro, do laboratório encarregado da aferição dos medidores, porquanto as normas da Aneel (Agência Nacional de ), prevêem critérios técnicos específicos a serem observados em procedimentos dessa natureza.

O relator, desembargador João Maria Lós, deferiu a liminar pleiteada, cassando o ato impetrado, para suspender a realização de perícia a ser realizada pela CPI. 

Mesmo durante a pandemia e a quarentena, Orro disse que os trabalhos continuam e que a CPI recebeu mais uma reclamação. “Na semana passada, um consumidor de Nova Alvorada do Sul apresentou relatório do Inmetro com a discrepância do relógio instalado pela Energisa,  marcando 30% a mais do que o consumo. Queremos que os consumidores paguem pelo que de fato consomem”.

Segundo resposta da Energisa, a empresa diz não se opor a investigação, mas que algumas
informações são estritamente necessárias para que o processo tenha valor técnico e legal, e discorda da forma como a perícia dos medidores seria conduzida.

Conforme a nota de esclarecimento, a concessionária tentou por várias vezes o caminho do diálogo e obter respostas sobre os procedimentos técnicos a serem adotados na aferição dos medidores. Perguntas técnicas sobre a metodologia realizada pela perícia e a qualificação da instituição contratada pela CPI para tal, nunca foram respondidas.

Matéria atualizada às 8h48 de 14 de maio para acréscimo de informações

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Consórcio Guaicurus pode ter que pagar R$ 800 mil por atropelar irmãos em bicicleta

Abandonada há uma semana, cadela é resgatada pela Polícia em Três Lagoas

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Incêndio de grandes proporções destrói soverteria e fábrica de óculos em Itaporã

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Corumbá formaliza acordo com Defensoria Pública da União para atendimento de migrantes

Últimas Notícias

Sem Categoria

Grávida, Bia Miranda defende uso de maconha durante gestação: ‘Ajuda’

Emicida se pronunciou após vir à tona o processo que moveu contra o irmão, Fióti, por um suposto 'desvio' milionário da empresa que eram sócios

Polícia

Nas últimas 12 horas, 7 foram presos por tráfico de drogas em Campo Grande

As apreensões ocorreram por diversas regiões da cidade

Polícia

Mulher é vítima de golpe e perde R$ 12 mil em falso empréstimo consignado

Caso aconteceu em Ponta Porã e foi registrado como estelionato

Famosos

Nasce Kyara, primeira filha de Lucy Ramos e Thiago Luciano: ‘Cheguei’

Juntos há 18 anos, Lucy Ramos e Thiago Luciano deram as boas-vindas a Kyara, a primeira filha do casal; confira os registros