Pular para o conteúdo
Política

Confira como ficam os prazos eleitorais com adiamento das eleições de 2020

Com o adiamento da eleição de 2020, marcada agora para novembro, outros pontos do calendário eleitoral tiveram datas modificadas. No sábado (4), encerraria o prazo para desincompatibilização de agentes públicos que quisessem disputar, mas, agora, o período se estende até 15 de agosto. A data do pleito eleitoral foi modificada por causa da pandemia de […]
Arquivo -

Com o adiamento da eleição de 2020, marcada agora para novembro, outros pontos do calendário eleitoral tiveram datas modificadas. No sábado (4), encerraria o prazo para desincompatibilização de agentes públicos que quisessem disputar, mas, agora, o período se estende até 15 de agosto.

A data do pleito eleitoral foi modificada por causa da de coronavírus (Covid-19), que impende, entre outras coisas, a aglomeração de pessoas. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) foi aprovada na , na quarta-feira (1º) e deve ser promulgada ainda nesta quinta-feira (2).  Segundo o texto, o primeiro turno será em 15 de novembro e, dia 29 do mesmo mês, ocorrerá o segundo turno, onde houver.

Novo calendário eleitoral

A partir de 11 de agosto, as emissoras de rádio e televisão ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato. De 31 de agosto a 16 de setembro é o prazo para realização de convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos. As convenções poderão ser virtuais.

Em 26 de setembro é o último dia para registro de candidaturas e o início do prazo para a Justiça Eleitoral convocar partidos e emissoras de TV e rádio para elaboração do plano de mídia. Também a partir deste dia, começa propaganda eleitoral, inclusive pela internet.

Ainda de acordo com as mudanças publicadas pela Câmara dos Deputados, em 27 de outubro será divulgado relatório pelos partidos, coligações e candidatos discriminando os recursos recebidos do Fundo Partidário, Fundo Especial de de Campanha, além de outras fontes e gastos realizados.

Até 15 de dezembro, será encaminhado à Justiça Eleitoral do conjunto de prestações de contas das campanhas dos candidatos. No dia 18 do mesmo mês ocorre a diplomação dos eleitos, exceto em municípios em que as eleições não tiverem ocorrido ainda.

Em 12 de fevereiro encerra o prazo para a Justiça Eleitoral publicar o resultado dos julgamentos das contas dos candidatos eleitos. Até 1º de março, os partidos e coligações devem ajuizar representações na Justiça Eleitoral para apurar irregularidades em gastos de campanha de candidatos.

Em 4 de junho, encerrou o prazo para secretários municipais deixar os cargos, se quisessem concorrer neste ano na chapa majoritária (prefeito e vice-prefeito), mas em outros casos, como disputa para vereador, dependendo do cargo de direção ocupado, são seis meses antes da data da eleição. Já servidores em cargo de comissão podem deixar o Poder Público até o próximo mês – três antes da votação (já com o adiamento aprovado).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Notícias mais lidas agora

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Últimas Notícias

Brasil

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Eventual prisão dos réus que forem condenados não é automática

MidiaMAIS

Festival de cinema em Ponta Porã termina celebrando integração entre Brasil e Paraguai

Evento ainda levou sessões para escolas da cidade

Esportes

Vitória bate Atlético-MG em jogo de técnicos interinos em Salvador

Clube baiano superou goleada na última rodada

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno assusta moradores de dois bairros em Campo Grande

Terreno é cercado de casas e comércios