Pular para o conteúdo
Política

Câmara Municipal retoma trabalho presencial na terça com quatro projetos para votar

Quatro Projetos de Lei estão pautados para votação pelos vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande na sessão ordinária de terça-feira (24), que será presencial, pela primeira vez em meses. Os vereadores retomam a sessão presencial, mas ainda sem a presença do público, como medida preventiva à transmissão do coronavírus. Em primeira discussão, os vereadores […]
Arquivo -

Quatro Projetos de Lei estão pautados para votação pelos vereadores da Câmara Municipal de na sessão ordinária de terça-feira (24), que será presencial, pela primeira vez em meses. Os vereadores retomam a sessão presencial, mas ainda sem a presença do público, como medida preventiva à transmissão do coronavírus.

Em primeira discussão, os vereadores votam o 9.630/19, que institui a Declaração Municipal de Direitos da Liberdade Econômica, que estabelece garantias de livre mercado. A proposta é do vereador André Salineiro (Avante) e busca “desburocratizar as relações econômicas, em especial as microeconômicas, visando simplificar o processo de entrada no mercado aos pequenos empresários e aos microempreendedores”.

O projeto traz normativas em consonância com a Lei Federal 13.874/19, com lista de direitos para quem deseja desenvolver a atividade econômica na cidade. Garante ainda a possibilidade de que ela possa ser feita em qualquer horário ou dia da semana, inclusive feriados, sem que, para isso, esteja sujeita a cobranças ou encargos adicionais, porém respeitando outras legislações, a exemplo da lei trabalhista.

Também será votado, em primeira discussão, o Projeto de Lei 9.692/20, de autoria do vereador Papy (Solidariedade), que institui a política de transparência na cobrança do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) em Campo Grande. A proposta lista itens que devem ser informados, a exemplo do valor total de arrecadação oriunda do tributo no bairro em que está localizado o imóvel, no exercício anterior ao da expedição do documento, além das variáveis envolvidas e a fórmula de cálculo.

Os vereadores avaliam ainda em primeira discussão o Projeto de Lei 9.786/20, que dispõe sobre a instituição do Prêmio Jovens Escritores nas escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino). A proposta é dos vereadores (Republicanos) e Odilon de Oliveira (PSD). O prêmio terá como objetivo o fomento à literatura e à formação acadêmica e cultural dos jovens, por meio do incentivo à produção de textos literários.

Já em segunda discussão, os vereadores votam o Projeto de Lei 9.849/20, que altera para Idiran Santos Fernandes “Mineiro” a Rua São Marcos, localizada no Bairro Jacy, na Capital. A proposta é da vereadora Enfermeira Cida Amaral (PSDB) e do vereador Pastor Jeremias Flores (Avante).

Mineiro chegou ao município em 1999, juntamente com sua esposa e os três filhos. No ano de 2000, Mineiro montou sua primeira banca de pastel, dando início aos 19 anos de trabalho, não apenas em Campo Grande, mas também nos demais municípios, sempre presente nas principais festas do Estado. A proposta busca essa homenagem póstuma a Mineiro, que morou com a família no Bairro Jacy.

Sessões presenciais

Nesta terça-feira, os vereadores retornam às sessões presenciais, no Plenário Oliva Enciso, mantendo as medidas preventivas para evitar a disseminação do coronavírus, como uso de máscara, distanciamento e ainda sem contar com a presença do público externo. As sessões, às 9 horas, continuam sendo transmitidas por meio do Facebook e no Youtube da Casa de Leis.

O anúncio da retomada foi feito pelo vereador Prof. João Rocha (PSDB), presidente da Casa de Leis, durante a sessão da última quinta-feira (19). Desde o começo de agosto, as sessões ocorriam de forma remota, sendo conduzidas do Plenário Edroim Reverdito, por vereadores da Mesa Diretora.

Os demais vereadores participavam por videoconferência.  Agora, volta o mesmo sistema que ocorreu no primeiro semestre, quando todos os vereadores participavam da sessão na Câmara, com as medidas de segurança.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista atropela cachorro e fica ferida em horário de pico na Coronel Ponciano, em Dourados

Homem espanca namorada com mais de 60 socos dentro de elevador no RN

salário

Servidores estaduais terão salários depositados neste sábado

‘Caravanas de Inovação’ da AGU passará por Campo Grande em setembro

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Com semifinalistas do Sul-Mato-Grossense definidos, times buscam vaga para torneios nacionais

Últimas Notícias

Sem Categoria

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Em dez anos, Estado reduziu 67% dos óbitos por hepatite B e 72% dos óbitos por hepatite C

Política

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Ana Paula estaria exercendo simultaneamente três funções remuneradas, uma delas como diretora que exige dedicação exclusiva em escola durante 40h semanais

Cotidiano

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Famílias permanecerão no local até que sejam realocadas adequadamente pelo Poder Público

Brasil

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

A devolução pode ocorrer por meio de compensação para pagamento de outros tributos devidos e mediante ressarcimento dos valores ao beneficiário