Pular para o conteúdo
Política

Cabe à Comissão de Ética investigar, diz Neno sobre ofício após afastamento de Reinaldo

O deputado estadual Neno Razuk (PTB), membro da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, afirmou nesta quinta-feira (6) que a cabe à comissão investigar e ‘tomar conhecimento dos fatos’, em relação ao ofício encaminhado posteriormente à ausência do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) do cargo em janeiro. Neno confirmou o que […]
Arquivo -
Neno Razuk (PTB) é autor do projeto. (Assessoria)
Neno Razuk (PTB) é autor do projeto. (Assessoria)

O deputado estadual (PTB), membro da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, afirmou nesta quinta-feira (6) que a cabe à comissão investigar e ‘tomar conhecimento dos fatos’, em relação ao ofício encaminhado posteriormente à ausência do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) do cargo em janeiro.

Neno confirmou o que consta no texto da Constituição Estadual. “Ele [Reinaldo] precisa comunicar mesmo. A Casa estava em recesso, as foram em janeiro. Isso não deve se repetir, mas não considero imoral. A Casa não estava funcionando e por isso não teve leitura. É um fato que não pode ser repetido nem por ele e nem por nenhum representante”, comentou.

O parlamentar disse que tomará conhecimento dos fatos para saber se é caso de investigação. “Cabe à Comissão de Ética investigar. Se isso for passado… eu tomarei conhecimento dos fatos”.

Encaminhado depois, e não antes, como manda a Constituição Estadual, de acordo com juristas consultados pelo Jornal Midiamax, o documento foi lido na quarta-feira na Casa, mas não foi questionado pelos deputados.

A suspeita é de que Azambuja tenha oficializado a manobra para ‘esquentar’ a pescaria chique feita durante o expediente de janeiro na Argentina. disse que apesar do ofício ser do dia 19 de dezembro, ‘ sessão voltou ontem’. “Tem uma pilha de ofícios e eles começaram a ser lidos ontem. Não trabalho no protocolo’, finalizou.

Constituição estadual

De acordo com o §2º da Emenda Constitucional nº 81, o governador deverá comunicar substituições previamente à Assembleia Legislativa, mesmo não precisando de autorização da Casa para se ausentar por mais de 15 dias. O texto foi promulgado pelos deputados no dia 17 de outubro do ano passado e em vigor desde o dia 23 de outubro de 2019, quando publicado no Diário Oficial do Estado.

Isso porque Reinaldo tem por obrigação ser substituído em ausências eventuais e impedimentos pelo vice-governador, segundo a Constituição Estadual. Advogados consultados pela reportagem, que preferem não se identificar porque a questão não foi analisada pela Assembleia Legislativa, afirmam que se for detectada a irregularidade pelos parlamentares, o governador teria descumprido a Lei Estadual.

Antes do recesso

O ofício encaminhado pelo gabinete do governo do Estado é do dia 19 de dezembro de 2019. Neste dia, a Assembleia Legislativa ainda não havia entrado em recesso, segundo matéria do próprio portal da Casa.

Mesmo sabendo que se ausentaria já naquela data, o ofício do governador foi protocolado somente nesta quarta-feira (5), conforme consta no documento.

Esta falha expõe, segundo os advogados, que a comunicação não foi previamente encaminhada à Assembleia, como determina a Lei, já que no dia 19 ainda havia expediente na Casa.

“Não existe nem essa argumentação de recesso legislativo. Se ainda tinha expediente, porque foi protocolado só no dia 5 de fevereiro? É uma clara intenção de tentar esquentar a ausência com um documento posterior, contrariando a lei estadual. E promulgada na gestão do governador”, comentou um dos advogados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher morre após ser atingida por explosão com álcool em Nova Alvorada do Sul

Moreninha IV reelege presidente do Bairro em votação com 280 eleitores neste domingo

Dourados adere ao movimento pró-Bolsonaro e manifestantes pedem “fora Moraes”

Crianças que presenciaram feminicídio devem permanecer com a tia em Corumbá

Notícias mais lidas agora

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

Com bandeira do Brasil e dos EUA, bolsonaristas protestam por anistia e contra o STF

VÍDEO mostra amigos sendo arremessados após atropelamento em faixa de pedestre na Av. Ernesto Geisel 

Festival Bonito CineSur encerra 3ª edição com premiação de vencedores

Últimas Notícias

Cotidiano

Familiares e amigos se despedem de assessor parlamentar atropelado na Av. Ernesto Geisel

O velório começou às 14h, com sepultamento às 16h no Cemitério Jardim da Paz

Política

Em MS, racha no PL marca protestos por anistia com adesivos de ‘Fora Azambuja’

Deputado federal chegou a ser barrado em trio elétrico, e após conseguir subir, criticou aliança com PSDB em 2024

Polícia

Jovem é alvo de atentado a tiros na Nhanhá, em Campo Grande

Cápsulas deflagradas foram recolhidas por moradores

Política

Bolsonaro participa de ato em Dourados pela anistia por videochamada

Ainda não se sabe quais os reflexos da participação do ex-presidente diante da proibição de uso das redes sociais