Com avanço do coronavírus no Estado, mais quatro municípios de solicitaram o reconhecimento do estado de pública devido à pandemia. Os Projetos de Decreto Legislativo de Aquidauana, Bonito, e começaram a tramitar na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta quarta-feira (25).

Com o estado de calamidade reconhecido, o município pode abrir crédito extraordinário, remanejar, transferir e utilizar reserva de contingência, com o imediato conhecimento da Câmara de Vereadores, realizar contratação emergencial de pessoal, entre outras medidas. Caso os projetos sejam aprovados pela , os municípios permanecem em estado de calamidade até 31 de dezembro.

De acordo com a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), até 31 de março, mais de 1.900 municípios brasileiros haviam decretado estado de calamidade ou emergência em saúde pública por conta do novo coronavírus .

Nesta quarta-feira (10), outros quatro municípios sul-mato-grossenses receberam a aprovação dos deputados para decreto de estado de calamidade pública. Foram eles, Costa Rica, Chapadão do Sul, Sidrolândia, Douradina e .