Assembleia aprova projeto que garante 10% das vagas na UEMS para sul-mato-grossenses
Foi aprovado nesta quinta-feira (21), o projeto de lei que destina pelo menos 10% das vagas dos cursos de graduação da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) para candidatos sul-mato-grossenses. O projeto de autoria do presidente da Alems (Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Paulo Corrêa (PSDB), foi aprovado em 1ª votação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Foi aprovado nesta quinta-feira (21), o projeto de lei que destina pelo menos 10% das vagas dos cursos de graduação da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) para candidatos sul-mato-grossenses. O projeto de autoria do presidente da Alems (Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Paulo Corrêa (PSDB), foi aprovado em 1ª votação por unanimidade.
De acordo com o presidente da Alems, a proposta tem como objetivo profissionais formados pela UEMS que permaneçam em MS. “E exerçam aqui as suas atividades, beneficiando, assim, a população sul-mato-grossense nas mais diversas áreas”, explica.
O projeto estabelece que a instituição deve destinar 10% ‘das vagas nos cursos de graduação para candidatos que comprovarem residência estabelecida no Estado por, no mínimo, 10 anos ininterruptos. O tempo de moradia deve ser contado “em período imediatamente anterior à inscrição no processo seletivo”.
A autenticidade dos documentos comprobatórios ficará por responsabilidade da instituição de ensino superior. A proposta ainda será analisada em 2ª votação, antes de ser encaminhada para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
Para o o deputado Renato Câmara (MDB), “os cursos mais concorridos, como o de medicina, sua grande maioria (dos aprovados) vem de outros estados, se formam aqui e retornam para Estado de origem”. O deputado considera que grande parte dos estudantes de MS almejam entrar em universidade pública e afirma que com a aprovação do projeto os “sul-mato-grossenses podem fazer curso de medicina aqui e contribuir de forma mais efetiva para o Estado”.
A UEMS atualmente conta com 15 unidades universitárias em todo território de MS e 10 polos de educação à distância. Na universidade são oferecidos mais de 160 cursos entre graduação, mestrado, doutorado e especialização e que atendem mais de 8,5 mil alunos.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.