Pular para o conteúdo
Política

Assembleia aprova estado de calamidade pública aos municípios de Pedro Gomes e Deodápolis

Mais dois municípios de Mato Grosso do Sul, Pedro Gomes e Deodápolis, tiveram o reconhecimento de estado de calamidade pública aprovados pelos deputados estaduais, em sessão nesta quarta-feira (1º). O estado de calamidade pública deve-se a pandemia do coronavírus, que segue em avanço no Estado.  Portanto, com a aprovação, fica reconhecido, exclusivamente para os fins […]
Arquivo -

Mais dois municípios de Mato Grosso do Sul, Pedro Gomes e Deodápolis, tiveram o reconhecimento de estado de calamidade pública aprovados pelos deputados estaduais, em sessão nesta quarta-feira (1º). O estado de calamidade pública deve-se a pandemia do coronavírus, que segue em avanço no Estado. 

Portanto, com a aprovação, fica reconhecido, exclusivamente para os fins Lei de Responsabilidade Fiscal, o estado de calamidade pública nos municípios, com efeitos até 31 de dezembro de 2020. A legislação também poderá ser prorrogada com nova solicitação encaminhada pelo prefeito da cidade.

Os municípios deverão observar ainda as regras estabelecidas pelo Programa Federativo de Enfrentamento ao coronavírus e as alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal. Também estarão autorizadas a abertura de crédito extraordinário e as movimentações de dotações por meio de transposição, remanejamento, transferência e utilização da reserva de contingência.

Outros projetos 

Em primeira discussão, os parlamentares aprovaram outras duas matérias. O Projeto de Lei 62/2020, de Antônio Vaz (Republicanos), dispõe sobre implementação de protocolos de prevenção e acolhimento aos casos de violência doméstica contra mulheres e crianças durante o estado de calamidade decretado em razão da pandemia da Covid-19.

Também foi aprovada a proposta do governo estadual que altera o Estatuto dos Policiais Militares de Mato Grosso do Sul. Conforme a proposta, os militares da ativa, que ingressaram na PM a partir de 17 de dezembro do ano passado, podem, caso queiram, requerer a transferência para a reserva remunerada, de acordo com as condições elencadas no documento. Ambos projetos aprovados vão para análise das comissões de mérito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
mulher celular

Jovem perde R$ 300 ao tentar comprar celular pelo Facebook

the town luisa sonza

The Town anuncia Jason Derulo, Luísa Sonza, Natasha Bedingfield e mais atrações pop

moto

PM encontram moto com placa adultera durante batida em conveniência no Guanandi

são paulo

São Paulo supera bloqueio do Grêmio, vira no MorumBis e volta a vencer no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Com duas mortes em maio, MS chega a 10 vítimas de feminicídio em 2025

multas transporte

STJ manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 86 mil em multas por atrasos nas linhas

Nikolas Ferreira diz que 70% das menções ao agro são negativas e está fazendo ‘trabalho gigantesco’ para fortalecer setor

depac centro

Motociclista colide com traseira de carro após motorista frear bruscamente

Últimas Notícias

Polícia

Motorista e passageiros abandonam veículo com dinheiro no Centro de Campo Grande

Veículo foi abandonado quando policiais se aproximaram

Cotidiano

Semana começa com será sol em todo o Estado e temperatura pode chegar a 35°C

Máxima deve ser registrada em Coxim, cidade na região norte do Estado

Charge

S.O.S

Polícia

Idoso é agredido e ameaçado de morte por filho de ex-inquilina no Alto São Francisco

A vítima estava apresentando a casa para um possível locatário