Pular para o conteúdo
Política

Bancada de MS aceita redução no salário de políticos após medida liberar redução de até 70% para trabalhadores

Deputados federais de Mato Grosso do Sul e senadores afirmaram ao Jornal Midiamax nesta quinta-feira (2) que são a favor do corte dos próprios salários e de adicionais durante a pandemia do novo coronavírus. Nesta quarta, Medida Provisória do Governo Federal autorizou a redução de até 70% dos salários dos trabalhadores. O senador Nelson Trad […]
Arquivo -

Deputados federais de e senadores afirmaram ao Jornal Midiamax nesta quinta-feira (2) que são a favor do corte dos próprios salários e de adicionais durante a pandemia do novo coronavírus. Nesta quarta, do autorizou a redução de até 70% dos salários dos trabalhadores.

O senador Nelson Trad Filho (PSD) destacou que o país passa por momento de exceção. “é o instante em que cada um tem que ceder um pouco e quem tem mais tem que dar ao mais necessitado. Tenho convicção que se essa medida caminhar terá apoio de grande parte do Senado e eu, particularmente, apoio”.

A senadora Simone Tebet (MDB) também já declarou apoio a medida. O deputado federal Loester Trutis (PSL) afirmou que esta é uma das 14 medidas que encaminhou ao colégio de líderes do Congresso, além da liberação imediata do FGTS, corte de 50% do salário de políticos e do alto escalão do judiciário brasileiro, além do corte de 100% da propaganda do governo federal que não tenha a ver com a pandemia.

Luiz Ovando (PSL), que também é médico, pontuou que ‘carga dividida não fica pesada’. “É questão de consciência e equilíbrio das responsabilidades sociais”.

A deputada Rose Modesto (PSDB) disse apoiar e aceitar a medida. “Apoio em diminuir os salários e estrutura dos gabinetes dos deputados. Esse é o momento de cada um contribuir um pouco. Acho que nesse momento a gente tem que tentar preservar ao máximo são os trabalhadores, principalmente os que ganham salários menores”.

Para Fábio Trad (PSD), a medida só não é justa para quem ganha menos de R$ 20 mil. “Aceito e defendo que a redução ocorra em relação aqueles que percebem acima de 20 mil reais nas três esferas de poderes e nos três poderes. Entretanto, importante também que empresas com patrimônio líquido acima de 1 bilhão emprestem compulsoriamente ao governo conforme previsão constitucional. Mas não concordo em mexer nos salários de servidores públicos que recebem menos que 20. Injusto!”, destacou.

Medida Provisória

A medida provisória permitirá a redução da jornada de trabalho com redução de salário e faz parte das iniciativas para enfrentar a crise provocada pela pandemia de coronavírus. O custo previsto da medida é de R$ 51 bilhões.

Segundo o governo, o programa atenderá a 24,5 milhões de trabalhadores. Sem a medida, o governo projetava a demissão de 12 milhões de pessoas. Com a medida, essa projeção cai para 3,2 milhões de trabalhadores.

A redução poderá ser de 25%, 50% ou de 70% e vigorar por 90 dias, anunciou o secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, Bruno Bianco. A medida também permitirá a suspensão total do contrato de trabalho por dois meses com o pagamento integral pelo governo do seguro-desemprego.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Gracyanne direito UFRJ

Pega na mentira? UFRJ diz que Gracyanne nunca cursou Direito na Universidade após deixar Mato Grosso do Sul

ex bbb fael alagamento estrada

Ex-BBB Fael registra cena inusitada no meio de alagamento em Mato Grosso do Sul

Bortoleto lamenta erro que o deixou na rabeira do grid do GP da Arábia Saudita de F-1

Isabella nardoni

Mãe de Isabella Nardoni homenageia filha: ‘Daria tudo pra viver mais um aniversário’

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso quatro vezes por violência doméstica

jardim

Jardim decreta situação de emergência após estragos causados pelas chuvas 

glaice jane PT (1)

Gleice desiste e Vander Loubet concorre sozinho ao comando do PT de Mato Grosso do Sul

carne bovina

Sujo de carvão, ladrão é pego ‘no ato’ ao invadir churrascaria para levar quilos de carne em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Em clássico bastante nervoso, Grêmio e Internacional ficam no empate no Brasileirão

Clássico começou com muita 'briga' pela bola como se esperava

Polícia

‘Se for necessário, eu faço’: síndico é ameaçado após cobrar morador de condomínio

Segundo a vítima, esta não é primeira vez que o homem ameaça os síndicos do local

Polícia

Entregadora dá falta de lanche na bag e é assaltada no meio de entrega em Campo Grande

Ela tentou resistir ao dar empurrões no assaltante, mas não conseguiu impedir o roubo

Cotidiano

Não dá pra passar: BR-267 segue interditada devido a alagamento e PRF orienta rotas alternativas

Análises dos engenheiros do DNIT detectaram solapamento em camadas inferiores ao asfalto, no trecho entre Jardim e Porto Murtinho