Pular para o conteúdo
Política

Após feriadão de Carnaval, Reinaldo volta a assinar atos oficiais do Governo no diário

Nesta segunda-feira (2), que abre a primeira semana após o feriadão de Carnaval deste ano, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) voltou a assinar atos oficiais no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, após sete dias com os decretos estaduais sendo assinados pelo vice-governador, Murilo Zauith (DEM). Como em janeiro, quando Reinaldo ficou […]
Arquivo -
(Arquivo Midiamax)
(Arquivo Midiamax)

Nesta segunda-feira (2), que abre a primeira semana após o feriadão de Carnaval deste ano, o governador (PSDB) voltou a assinar atos oficiais no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, após sete dias com os decretos estaduais sendo assinados pelo vice-governador, Murilo Zauith (DEM).

Como em janeiro, quando Reinaldo ficou afastado para pescar em um resort que valores altos por diária na Argentina, o governador novamente se afastou do cargo, mas sem constar publicamente a comunicação oficial no sistema da Assembleia Legislativa de MS, disponível para consulta aqui.

A comunicação é uma determinação da Constituição Estadual ao Executivo. Desta vez, Reinaldo teria se afastado por oito dias, segundo apurou a reportagem do Jornal Midiamax. O vice-governador assinou os decretos entre os dias 26 e 27 de fevereiro e a assessoria de comunicação do Governo do Estado não atualizou a agenda de Reinaldo desde o dia 21 de fevereiro no site oficial.

Somente nesta segunda-feira (2), o líder do governador na Casa, deputado estadual (PP), confirmou que o governador viajou e encaminhou, via WhatsApp, cópia da comunicação encaminhada à Mesa Diretora.

Após feriadão de Carnaval, Reinaldo volta a assinar atos oficiais do Governo no diário
Reinaldo Azambuja (PSDB) posou em pesqueiro frequentado por ricos na Argentina | Foto: Reprodução | Instagram

A assessoria do vice-governador informou que Reinaldo retornou ao cargo na última sexta-feira (28). A reportagem entrou em contato com a assessoria do governo por quatro vezes durante o período para saber sobre o paradeiro do governador tucano, mas o Governo ignorou os contatos.

Comunicar é Lei

Líder do governador na Assembleia, o deputado Gerson Claro (PP) confirmou nesta segunda-feira que Reinaldo esteve fora durante o Carnaval e que teria comunicado “com certeza” à Assembleia. O parlamentar encaminhou foto do ofício levado à Mesa Diretora por Reinaldo 50 minutos após o primeiro contato da reportagem.

Após feriadão de Carnaval, Reinaldo volta a assinar atos oficiais do Governo no diário

O §2º da Emenda Constitucional nº 81 determina que o governador deverá comunicar previamente substituições à Assembleia Legislativa, mesmo não precisando de autorização da Casa para se ausentar por mais de 15 dias.

A Lei nº 12.527 estabelece que o acesso às informações é um direito do cidadão e um dever do Estado, determinando que o acesso é a regra e o sigilo, a exceção. Todas as informações produzidas ou custodiadas pelo poder público são públicas e, portanto, acessíveis a todos os cidadãos.

No entanto, a comunicação oficial não foi apresentada ao público pelo governo e sequer houve comunicação pela assessoria da ausência do governador do Estado à população.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Meeting Paralímpico

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Geraldo e Marcio dividiram o palco em Dourados (Fotos Marcos Morandi, Midiamax)

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Mudanças no tempo podem agravar doenças respiratórias; saiba como se proteger

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 2.708 casos e 203 mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)

Economia

Presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira defende segurança jurídica no campo na abertura da Expoagro

Gino enfatizou que o produtor rural precisa de estabilidade para continuar gerando riqueza e desenvolvimento ao Brasil

Famosos

Ex-funkeiro, Jottapê paga multa milionária para entrar no gospel: ‘Muito difícil’

Após se converter, Jottapê precisou pagar uma multa milionária para deixar o funk e entrar no gospel; saiba detalhes do valor

Cotidiano

Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra retomada do agro com safra promissora

Riedel destacou ainda a mobilização institucional que garante a força da Expoagro