Com novo prazo determinado pela Mesa Diretora, vereadores tem até dia 16 de maio para propor emendas à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de . O orçamento previsto para Capital em 2020 é de pouco mais de R$ 4,3 bilhões.

A LDO tem a função de estabelecer metas da administração pública e base para elaboração do orçamento, definido por meio da LOA (Lei Orçamentária Anual). O montante consolidado será encaminhado pelo Executivo à Câmara até 30 de setembro, onde também será entregue a revisão do PPA (Plano Plurianual) de 2018 a 2021.

Acima do limite prudencial da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), o gasto com pessoal ainda preocupa vereadores e o Executivo Municipal, o que poderia comprometer o reajuste do funcionalismo. Neste domingo (5), no entanto, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) garantiu que os servidores receberão, no mínimo, a reposição inflacionária referente ao ano passado.

Mesmo com despesas preocupantes, o titular da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), Pedro Pedrossian Neto, garantiu que investimentos em infraestrutura não serão prejudicados, pois contam com recursos vindos de parcerias, financiamentos e convênios para destravar e até iniciar novas construções.