Presa em operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) suspeita de chefiar organização voltada ao tráfico de drogas, a vereadora Rocha teve o mandato cassado pela Câmara em sessão nesta terça-feira (7) e foi exonerada do cargo de secretária municipal de Esporte, e Lazer.

A perda de mandato e a exoneração são decorrentes do trânsito em julgado da condenação por crime ocorrido em 2013, quando foram encontrados quase 200 quilos de maconha em sua propriedade. Presa desde o dia 6 de março, ela estava licenciada do cargo de vereadora e afastada da secretaria.

Em sessão na Câmara nesta manhã, a perda do mandato foi decidida com base na Lei Orgânica, após comunicação da 1ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal. O advogado da vereadora, Tiago Vinícius Martinho, ainda tentou aumentar o prazo da defesa, mas a Câmara optou por empossar o vereador Celso Yamaguti como titular à vaga da coligação.

Vereadores destacaram que a sessão não tratou de cassação, mas de perda de mandato. Conforme a Câmara, amigos e familiares de Marisa acompanharam a sessão em apoio à sua permanência.

Exoneração

Na tarde desta terça-feira (7), a prefeitura de emitiu nota sobre a exoneração de Marisa da secretaria de esportes. Ela estava afastada do cargo desde março deste ano, quando foi presa.

Segundo a prefeitura, a exoneração ocorreu por recomendação do procurador-jurídico do município com base na Lei Municipal 2.688, de 26 de março de 2013 “uma vez que a condenação do fato ocorrido em 2013 transitou em julgado, não havendo mais possibilidade de recurso”. O decreto de exoneração deverá ser publicado em diário oficial na quarta-feira (8).