Vereador quer dispensar passageiros obesos de passarem nas catraca de ônibus
Vereador Chiquinho Telles durante visita a terminal de ônibus. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Um projeto de lei apresentado pelo vereador Chiquinho Telles (PSD) pretende acabar com a obrigatoriedade de pessoas obesas passarem pela catraca nos ônibus do transporte coletivo em Campo Grande. A proposta começou a tramitar no início deste mês de março na Câmara.

Pela proposição, “ficam desobrigados de passar pelo bloqueio eletrônico (catraca) do transporte coletivo após o embarque ou antes do desembarque os passageiros obesos”. No projeto, é considerada obesa a pessoa que tiver visível dificuldade em passar pela catraca ou ainda dificuldade de locomover-se.

Chiquinho justifica a medida como forma de dar maior acessibilidade e causar menos transtornos as pessoas obesas, que sofrem com as dificuldades para passar pela catraca de ônibus. Além disso, afirma que atualmente não existe legislação específica que garante esse direito às pessoas que sofrem as restrições que a obesidade pode causar.

O vereador ainda diz que, em 2011, uma estudante foi obrigada pelo motorista a passar pelo bloqueio eletrônico e ficou com diversos hematomas, conseguindo na justiça uma autorização para não ser mais obrigada a passar pela catraca.