O vereador Pedro Pepa (DEM), de , preferiu não comparecer a própria posse na Câmara Municipal da maior cidade do interior de para evitar se encontrar com outro vereador, Cirilo Ramão (MDB), que também tomou posse nesta segunda-feira (23). As sessões em Dourados acontecem à noite.

No início, nenhum dos dois compareceu ao plenário. O termo de posse foi lido na Casa normalmente e, de repente, Cirilo apareceu para assinar. Contudo, Pepa não foi ao local, já que existe a hipótese de descumprir medida judicial – anterior a soltura da dupla – ao ficar no mesmo lugar que Cirilo.

Pepa e Cirilo foram presos e afastados da Câmara pela primeira vez em dezembro de 2018 durante a Operação Cifra Negra onde foram acusados de corrupção. Porém, o afastamento foi derrubado pelo presidente do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Paschoal Carmello, e a dupla foi empossada novamente em agosto.

Entretanto, os dois foram novamente afastados e presos por decisão do judicial em que apontava descumprimento de medidas impostas anteriormente. Eles conseguiram habeas corpus e foram liberados, mas só no dia 19 é que o retorno à Câmara foi decidido.

Por precaução, os dois seguem sem se encontrar para evitar descumprimento da medida anterior, já que a nova decisão, que permite a atividade parlamentar dos dois não teve os acórdãos ainda publicados pela Justiça Estadual. O advogado de Cirilo e Pepa, Fernando Baraúna, também está na Câmara nesta noite.