Ao ser perguntado sobre uma possível ida da senadora Simone Tebet (MDB) para o Ministério de Integração Nacional, que deverá ser recriado, o deputado federal (PSL) limitou-se a dizer que confia no presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

“Sou da base do governo e tenho total confiança nos critérios de escolha do ministério do meu presidente Jair Bolsonaro”, declarou o parlamentar em entrevista ao Jornal Midiamax na noite desta quinta-feira (9).

O deputado federal também afirmou que sua pauta “é a legislativa” e preferiu não dar detalhes sobre sua opinião pessoa em relação a senadora do MDB.

Bastidores

O nome da senadora, que é presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado, ganhou notoriedade no Palácio do Planalto depois que ela abdicou de sua candidatura à presidência da Casa em nome de Davi Alcolumbre (DEM-AP), que acabou se elegendo.

Após esse ato a senadora ganhou aliados no Senado e também no DEM, partido que está na base do Governo Federal. A indicação para ocupar a Integração e o Ministério das Cidades, recriados nesta semana com a extinção do Ministério do Desenvolvimento Regional, ficaria a cargo de Alcolumbre e do presidente da , (DEM-RJ).

Desde que o governo sinalizou a preferência por nomes do MDB, ambos teriam sido procurados por diversos parlamentares, deixando a disputa acirrada. Nos bastidores, há uma ala da sigla que articula a indicação de Simone Tebet.

Além de Simone, também estão entre os cotados o senador Fernando Bezerra Coelho (PE), que já ocupou a pasta no primeiro mandato de Dilma Roussef (PT), de 2011 a 2013, e Romero Jucá (RO).

A Medida Provisória 870 que, entre outras coisas, recria o Ministério da Integração Nacional e o Ministério das Cidades, após a extinção do Ministério do Desenvolvimento Regional, está em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado e deverá ser votada até o fim deste mês.