Presidente estadual do , o secretário especial de Articulação Política Sérgio de Paula reuniu a imprensa nesta segunda-feira (25) para afirmar a existência de uma resolução do diretório nacional do partido solicitando que todas as cidades com mais de 100 mil eleitores tenham candidato a prefeito tucano em 2020. Em MS, a resolução implicaria em candidaturas em Campo Grande, onde o partido diz ter aliança política e compromisso com o prefeito (PSD), que deve se candidatar à reeleição.

De Paula não confirmou e nem negou que a resolução seria um impeditivo de apoio a Trad. “Todo partido busca poder. Em março, nós vamos tratar deste assunto. Vejo com naturalidade a aliança em Campo Grande e também essa resolução, lembrando que toda regra tem sua exceção”, destacou.

Para o articulador político, é possível que o PSDB estadual leve a particularidade de Campo Grande à nacional para deliberação. “O partido vive um momento político importante, porque pretende lançar o governador de São Paulo, João Dória, à presidência”.

O articulador lembra que o partido fez uma grande aliança, não só com Marquinhos Trad, mas com diversos partidos. “Nosso líder é o governador e vamos ouvi-lo. O PSDB também estuda fazer pesquisas qualitativas e quantitativas, submetendo alguns nomes para a população. Vamos faze em cidades como Três Lagoas, Dourados, Naviraí e Campo Grande”.

Para definição, os partidos devem fazer deliberação nos diretórios regionais, depois estaduais e levarem as decisões para a nacional. “E eventualmente vamos destacar que existe esse acordo aqui em Campo Grande”. A determinação destaca que quem não lançar candidato pode ser submetido a comissão de ética e disciplina partidária.

Mesmo assim, De Paula diz que o acordo será pontuado. “Vamos respeitar os acordos políticos feitos anteriormente, Nós vamos ter bom senso. O governador destaca que não se governa só com os tucanos. Ele tem alertando a gente sobre isso, sempre lembrando dos partidos que nos apoiaram”, finalizou.