Pular para o conteúdo
Política

Sindicatos reagem a pacote de Reinaldo que muda previdência dos servidores

O projeto enviado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) alterando mais uma vez a previdência estadual, incluindo a regra de aposentadoria dos servidores, segue sendo alvo de duras críticas. Nesta terça-feira (26), representantes sindicais de Mato Grosso do Sul se reuniram e classificaram a proposta como sorrateira. Várias categorias se encontraram na sede do Sindijus (Sindica...
Arquivo -
Reunião do Fórum dos Servidores (Minamar Junior
Reunião do Fórum dos Servidores (Minamar Junior

O projeto enviado pelo governador (PSDB) alterando mais uma vez a previdência estadual, incluindo a regra de aposentadoria dos servidores, segue sendo alvo de duras críticas. Nesta terça-feira (26), representantes sindicais de se reuniram e classificaram a proposta como sorrateira.

Várias categorias se encontraram na sede do Sindijus (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário) durante a tarde de para analisar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) enviada por Reinaldo e como reagir a ela.

“Soubemos mais pelo Midiamax do que pelo Governo do Estado ou Assembleia Legislativa. Tudo feito sem aviso prévio e de forma unilateral para mais uma vez tirar direitos legais”, reclama Claudio Souza, secretário do sobre a falta de diálogo de Reinaldo na proposição de temas importantes para o Estado.

Souza ainda aponta que a reforma previdenciária estadual aprovada em 2017 já foi tida como inconstitucional pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e também pela AGU (Advocacia-Geral da União), em pareceres dados em ação que transita no Supremo.

“Não foi julgado ainda no STF, mas tem vários pareceres contrários dizendo que aquela reforma foi inconstitucional. Se ele continuar nesse parâmetro, como vem demonstrando, vai continuar a ilegalidade”, finaliza Claudio.

Mais um pacote de maldades

Entre os representantes sindicais no evento estava o presidente do Sindetran (Sindicato dos Servidores do Detran), Octacílio Sakai Júnior. “Fui um projeto sorrateiro e, para variar, feito sem diálogo algum”, opina.

Já Alexandre Junior Costa, atualmente secretário de Finanças do Sintss (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social) classifica mais esse ‘pacote de maldades’ de Reinaldo como parte de um “projeto de empobrecimento total da população”.

A PEC enviada pelo governador Reinaldo Azambuja à ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) traz uma série de alterações nas regras para aposentadoria dos servidores do Executivo, Legislativo, Judiciário e membros do Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria junto com seus respectivos pensionistas.

A íntegra pode ser consultada clicando aqui. As mudanças alteram as regras de concessão do benefício, fixação do valor e condições de acumulação, além de detalhes sobre pensões e reajustes de inativos. Veja os principais pontos neste link.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casamento comunitário reúne 45 casais no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Com 25 vagas, Energisa abre inscrições para curso gratuito de Eletricista de Redes

Operação ‘Shamar’ começa nesta sexta-feira e vai até setembro

adriane lopes prefeita

Adriane Lopes promete obras no Camelódromo e Mercadão Municipal

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

Babi Cruz mostra foto de Arlindo Cruz na UTI após três meses de internação

Últimas Notícias

Famosos

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

"Isso não é uma foto, é uma mensagem ao mundo", comentaram internautas na foto de Mart'nália

Polícia

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Homem tentou atropelar adolescentes com caminhonete

Cotidiano

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

Há previsão de chuva para as regiões Sudoeste, Grande Dourados, Sul e Cone-Sul de MS entre meia-noite e 18h de sábado

Política

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos na axila de moradora em Campo Grande

Bate-boca aconteceu em sessão na Câmara de Campo Grande e gerou pedido de indenização