O Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul fará nova mobilização por reajuste salarial e incorporação do abono de R$ 200,00, durante a sessão da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) desta terça-feira (21), após não receber resposta do Governo do Estado sobre as reivindicações da categoria.

“Em reunião com secretário Riedel [Eduardo Riedel, titular da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica] ele falou que até segunda-feira (20) daria uma posição pra gente, o que infelizmente não aconteceu”, detalhou o representante do Fórum, Ricardo Bueno.

Findo o prazo, os representantes dos servidores começaram a convocar as diversas categorias do funcionalismo para a retomada dos protestos pela negociação salarial. Na última manifestação na ALMS, cerca de 500 servidores compareceram, lembrou Bueno. Após a mobilização, cada categoria deverá decidir quando irá realizar sua assembleia para decidir os próximos passos de manifestações.

Apesar do prazo informado pelo Fórum, o Governo não confirmou a data desta segunda-feira (20) como prazo final para apresentação da proposta de negociação salarial, mas também não confirmou qual a previsão para o posicionamento do Executivo em relação ao assunto.

Protestos

No final do mês de abril, após o Governo anunciar o fim do abono salarial, o Fórum de Servidor fez mobilização na ALMS. Vários servidores acompanharam a sessão, mas um grupo de cerca de cem pessoas ficou do lado de fora e tentou ocupar o Plenário. Eles foram contidos pelos seguranças da Casa e, após o tumulto, um grupo se reuniu com os deputados para apresentar as reivindicações.

Por conta da manifestação, uma comissão de deputados foi formada para acompanhar a negociação salarial. Depois disso, os parlamentares conseguiram do Executivo que o abono de R$ 200,00 fosse mantido por mais dois meses, durante as discussões salariais.

Judicialmente 

No sábado (18), decisão liminar do desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) determinou que ao menos dois terços dos servidores da educação e administrativos continuem trabalhando normalmente, após a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) anunciar greve para esta segunda-feira (20).

Após a decisão, as demais categorias de servidores estaduais de Mato Grosso do Sul representadas pelo Fórum prometem protestos diários caso o Governo do Estado consiga nova liminar contra as manifestações decorrentes da negociação salarial.