Sem falar em problema cultural, deputada alerta para feminicídio e pede penas mais duras
Deputada Federal, Rose Modesto (PSDB) se manifestou sobre o elevado índice de feminicídio registrado em Mato Grosso do Sul nos últimos anos. Durante audiência pública na Câmara Municipal de Campo Grande nesta segunda-feira (18), Rose chamou atenção ao problema e pediu endurecimento de penas a condenados por violência familiar contra a mulher. Enquanto todos os […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Deputada Federal, Rose Modesto (PSDB) se manifestou sobre o elevado índice de feminicídio registrado em Mato Grosso do Sul nos últimos anos. Durante audiência pública na Câmara Municipal de Campo Grande nesta segunda-feira (18), Rose chamou atenção ao problema e pediu endurecimento de penas a condenados por violência familiar contra a mulher.
Enquanto todos os demais crimes contra a vida e ao patrimônio registraram queda no último ano, levantamento da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) compilou 27 casos de feminicídio, em 2018 – aumento de 4% em relação ao ano anterior.
Na audiência, a tucana classificou como brutal o feminicídio cometido pelo pedreiro José Claudio Neres de Melo contra sua ex-mulher, em Costa Rica, região norte, na madrugada do último domingo (17).
Ao delegado, o pedreiro afirmou que deu quatro golpes de machadinha na cabeça de Edinalva Ferreira Melgaço por não se conformar com sua felicidade. Ele a derrubou da motocicleta que conduzia e decidiu golpeá-la, pondo fim à sua vida.
Sem falar da questão cultural – que reforça preconceitos de gênero e contribui para que homens matem mulheres -, Rose cobrou penas mais rígidas e alertou que “tem muita mulher morrendo por ser mulher”.
“Nós temos que mexer nessa pena sim. Vamos mudar o país para buscar o clamor popular com mais de 1 milhão de assinaturas para endurecer essa pena. Temos que entender que a coisa está feia para mulher, temos mulheres morrendo todos os dias”, reclamou, prometendo destinação de sua emenda carimbada – quando não pode ser destinada a outro fim – a políticas públicas.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Gusttavo Lima afirma que será candidato a presidente da República em 2026
Sertanejo iniciará diálogos com grupos políticos em breve
Por que o ano dura 365 dias? Descubra a ciência por trás do calendário
Calendário gregoriano é baseado no movimento da Terra ao redor do Sol
Corumbá lidera lista como destino mais econômico para voar em março de 2025
Levantamento da empresa de comparação de preços de passagens considerou voos previstos para março, partindo de São Paulo
Cinco capitais aumentam tarifa de ônibus; Campo Grande é a 14ª mais cara do País
São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e Belo Horizonte anunciaram aumento do valor da passagem de ônibus para este ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.