Reinaldo pede ajuda a Tereza para regularizar situação de 50 mil assentados em MS

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) está em Brasília, nesta sexta-feira (25), onde se reuniu com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS). No encontro, o tucano pediu apoio e celeridade nos processos de regularização fundiária em Mato Grosso do Sul, que podem beneficiar cerca de 50 mil assentados no Estado. Por decisão do presidente da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Reinaldo pede ajuda a Tereza para regularizar situação de 50 mil assentados em MS
Tereza Cristina recebeu Azambuja em Brasília. (Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) está em Brasília, nesta sexta-feira (25), onde se reuniu com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS). No encontro, o tucano pediu apoio e celeridade nos processos de regularização fundiária em Mato Grosso do Sul, que podem beneficiar cerca de 50 mil assentados no Estado.

Por decisão do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento assumiu a responsabilidade de identificar, delimitar e fazer as demarcações de terras indígenas a partir deste ano. Até então, o processo ficava a cargo da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Reinaldo avalia que uma ação conjunta dos governos estadual e federal será primordial para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Precisamos urgentemente dessa regularização. Temos inúmeros assentamentos, antiquíssimos, de mais de 20 anos, que não têm títulos definitivos. Isso gera problemas ao pequeno produtor. Queremos que eles sejam donos de direito dos lotes, com documento”, afirmou.

Outros temas

Além deste pedido, outras pautas da agropecuária foram debatidas com a ministra sul-mato-grossense. Como ajudar a tornar Mato Grosso do Sul área livre de febre aftosa sem vacinação, com medidas como aumento do número de veterinários nos postos de fiscalização como metas a serem cumpridas.

Com a ministra Tereza Cristina, Reinaldo Azambuja ainda tratou da construção de 10 estações meteorológicas. “Já construímos várias estações ao longo desses anos e se implantarmos mais 10 vamos cobrir todo o Estado. Isso tem um custo, em torno de R$ 3 milhões, e estamos pleiteando recursos no Ministério da Agricultura, pois ajuda o setor produtivo”, disse o governador.

Desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, o programa Resenha Virtual de Equídeos, para identificação e trânsito de animais, teve a implementação discutida no Ministério. “Já fizemos testes com esse aplicativo e funcionou bem. Agora queremos implementar com aval do Governo Federal. É um programa inovador de MS que poder servir para todo o Brasil”, destacou o governador.

Reinaldo Azambuja ainda se reuniu com o secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Antônio Nabhan Garcia, para discutir temas relacionados à pasta. Acompanharam o governador nas agendas o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; o senador Pedro Chaves (PRB); e o deputado federal Beto Pereira (PSDB).

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Câmara de vereadores