Pular para o conteúdo
Política

Reinaldo afirma que ‘Funai estava muito politizada’ e destaca ‘habilidade’ de Tereza Cristina

Logo após deixar a reunião as portas fechadas em que estava, junto de sua equipe de primeiro escalão para tratar de assuntos para os próximos quatro anos no governo, Reinaldo Azambuja (PSDB) falou sobre a decisão de Jair Bolsonaro (PSL) em retirar da Funai a responsabilidade de demarcações de terras indígenas. O decreto que foi […]
Arquivo -

Logo após deixar a reunião as portas fechadas em que estava, junto de sua equipe de primeiro escalão para tratar de assuntos para os próximos quatro anos no governo, (PSDB) falou sobre a decisão de Jair Bolsonaro (PSL) em retirar da a responsabilidade de demarcações de terras indígenas.

O decreto que foi assinado ontem, terça-feira (1°), pelo presidente empossado em edição extra do Diário Oficial da União, transfere as responsabilidades para o Ministério da Agricultura, que será dirigido por (DEM).

“A Funai estava muito politizada, muitos conflitos e com isso [decreto], será capaz de distensionar a relação entre os direitos de comunidade indígenas e quilombolas e do direito dos proprietários”, declarou Azambuja.

O governador afirmou que “o decreto vai transferir para a agricultura, que é uma área com um olhar de responsabilidade”, além de ressaltar que toda a questão será possível “conciliar com um bom diálogo”.

Reinaldo também enaltece o papel que Tereza Cristina fez pela agricultura estando a frente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) e poderá fazer estando como ministra da pasta. “Tereza vai ter muita habilidade para lidar com isso”.

Em Brasília, Tereza explicou que toda a questão fundiária do país, o que inclui titulação de terras da agricultura familiar e demarcações de terras indígenas e quilombolas, está à cargo de sua pasta, enquanto a Funai, no que tange a políticas públicas sociais para o índio, estará sob responsabilidade do Ministério dos Direitos Humanos.

Reunião

Por mais de três horas reunido com seus secretários a portas fechadas, Reinaldo tratou de assuntos como exoneração de cargos, secretariados, rumos de seu novo governo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bonito passa a receber voos diretos de Guarulhos a partir de 3 de setembro

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

Idoso é baleado por atiradores em motocicleta no interior de MS

Servidores da Saúde paralisam no dia 15 por reajuste salarial e melhores condições

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

SC: Seis crianças ficam feridas após vendaval derrubar muro de ginásio

Últimas Notícias

Economia

Nota do Sindicato Rural de Dourados

O Sindicato Rural de Dourados lamenta as perdas materiais ocorridas com o temporal desta tarde que atingiu o Parque de Exposições João Humberto de Carvalho e confia na força e determinação dos parceiros em reconstruir o que foi atingido.

Transparência

Após questionamentos, Camapuã suspende cobrança da taxa de coleta de lixo

Decreto suspendendo cobrança da taxa de coleta de lixo, que começou neste ano, aponta o lançamento de valores acima do esperado. Medida tem caráter temporário

Polícia

Criminosos tentam enviar maconha ‘shatter’ e pistola airsoft pelos Correios em MS

Os entorpecentes foram apreendidos pela GCM em uma frigideira, garrafas térmicas e uma caixa de bombons

Transparência

Proprietários vão indenizar projeto após construir decks e quiosques em APP de Bodoquena

Proprietários de uma chácara em Bodoquena terá que pagar indenização e cumprir termos de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) após construir decks, quiosques e passarelas em APP (Área de Preservação Permanente) de Bodoquena. Eles firmaram TAC com a 2ª Promotoria de Justiça de Miranda para reparar os danos ambientais pelas construções irregulares às margens … Continued