Pular para o conteúdo
Política

Proposta de flexibilização dos depósitos judiciais segue para sanção de Reinaldo

Na segunda votação do projeto de Lei do governo estadual para flexibilizar o uso de depósitos judiciais, os deputados estaduais aprovaram a proposta com 15 votos nesta quinta-feira (31), mas quatro parlamentares foram contrários, alegando não ter estudos de impactos financeiros. Agora, a proposta segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). João Henrique Catan […]
Arquivo -
Mesa Diretora deve promulgar PEC de Reinaldo (Luciana Nassar
Mesa Diretora deve promulgar PEC de Reinaldo (Luciana Nassar

Na segunda votação do projeto de Lei do governo estadual para flexibilizar o uso de depósitos judiciais, os deputados estaduais aprovaram a proposta com 15 votos nesta quinta-feira (31), mas quatro parlamentares foram contrários, alegando não ter estudos de impactos financeiros. Agora, a proposta segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

João Henrique Catan (PL) afirmou que o caixa é seguro, pois são R$ 460 milhões na conta. “Temos a informação extraoficial de que esse valor está depositado. Votei contra porque na lei não estabelece limite de dedução”.

Segundo Catan, o governo tem vetado projetos dos deputados por não ter estudo de impacto econômico. “Por que nesse projeto não foi revelado o estudo? O pau que bate em Chico tem que bater em Francisco também”.

Capitão Contar (PSL), e Cabo Almi, ambos do PT, também votaram contra a proposta. Agora, o projeto que foi votado em regime de urgência e aprovado na quarta (30) e nesta quinta-feira (31), segue para sanção do governo.

O projeto do governo quer criar um novo cálculo para definir o valor a ser restituído pelo Estado para o fundo onde ficam os depósitos judiciais. Lei de 2015 permitiu que o Estado usasse 70% do valor aplicado na conta, o que foi mudado em 2018, aumentando para 80% a quantia.

Com o fundo reserva limitado a 20%, o Governo ficou desobrigado a restituir R$ 140 milhões. Porém, a imposição de que houvesse restituição em até 48 horas toda vez que o fundo ficasse abaixo dos 20% continuou a existir. E é justamente isso que Reinaldo quer mudar com o projeto enviado à Assembleia.

Extinção de comarcas

Também foi votado projeto de Lei do Judiciário, para extinguir Distritos Judiciários e respectivos Serviços Notariais e de Registro Civil das Pessoas Naturais, no Foro Extrajudicial do Estado de Mato Grosso do Sul. A proposta recebeu 15 votos favoráveis e três contrários.

Conforme a justificativa da proposta,  ficam extintos os Distritos Judiciários de Taunay e Camisão, da Comarca de ; Albuquerque, da Comarca de ; São João do Aporé, da Comarca de Paranaíba; Areado, da Comarca de São Gabriel do Oeste; e de Vista Alegre, da comarca de Maracaju; bem como seus respectivos Serviços Notariais e de Registro Civil das Pessoas Naturais, no Foro Extrajudicial estadual.

Cabo Almi, João Henrique e foram contrários a proposta, que deve passar ainda pela segunda votação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Assaltantes armados são presos na região de fronteira

Lula se reunirá com Celso Sabino após União exigir saída do governo em 24 horas

Mulher viveu em cárcere privado por mais de 20 anos no Paraná

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

Últimas Notícias

Polícia

Homem morre ao cair de carro em movimento em estrada vicinal

O motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez

Polícia

Homem é preso por esfaquear e agredir companheira

A vítima disse que as agressões são recorrentes

Mundo

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu brevemente uma ameaça de tsunami

Polícia

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

O bafômetro indicou 0,71 mg/L de álcool no organismo