Pular para o conteúdo
Política

‘Novo Proinc’: Vereadores aprovam mudanças e programa terá até recolhimento de FGTS

Novo Proinc passou por alterações e assemelha-se a uma vaga de emprego formal, com alguns benefícios previstos na CLT, como recolhimento de 8% para o FGTS.
Arquivo -
Projeto que reformula o Proinc foi aprovado com 20 votos nesta terça-feira | Foto: Richelieu Pereira | Midiamax
Projeto que reformula o Proinc foi aprovado com 20 votos nesta terça-feira | Foto: Richelieu Pereira | Midiamax

Foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (20) na Câmara dos Vereadores, o projeto de lei que dá formas a um “novo Proinc” (Programa de Inclusão Profissional), voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade e que paga um salário mínimo aos trabalhadores.

O programa municipal foi atualizado por meio de um projeto de lei, de iniciativa do Poder Executivo, e agora assemelha-se a uma vaga de emprego formal, com alguns benefícios previstos na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Entre os novos benefícios, estão o recolhimento de 8% para o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) dos contratados e uma gratificação natalina de um salário mínimo, semelhante a um 13° salário.

O tempo máximo de contratação também foi alterado. Os contratos, que antes eram de seis meses e com possibilidade de prorrogação por mais seis, agora é de 12 meses, com possibilidade de extensão para mais 12 – para tanto, os contratados deverão passar por uma avaliação antes que a prorrogação seja concedida.

O vereador Betinho (PRB), que já havia tentado apresentar o projeto como de sua autoria, mas foi impedido pela prerrogativa do Executivo Municipal de apresentar matérias afins, destacou que abraçou o projeto junto à Prefeitura.

“Foi escrito a quatro mãos. Participei da elaboração e, inicialmente, havíamos previsto duração de até 48 meses para o contrato. Mas, uma emenda foi incluída e o prazo máximo será de 24 meses, sendo o mínimo de um ano”, destaca. Para conseguir a prorrogação, cada profissional deverá passar por uma avaliação de desempenho.

Além da duração dos contratos, aprovação da matéria também contou com polêmicas, no caso, a possibilidade de se contratar pelo novo trabalhadores para desempenho de atividades-fim. A questão motivou uma emenda, que determina que somente atividades atualmente terceirizadas, como limpeza e manutenção, podem integrar as vagas do programa.

“Pelo projeto original, até professores poderiam ser contratados. Professores, engenheiros, arquitetos. Não faz sentido, porque o programa é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou o vereador Valdir Gomes (PP), presidente da Comissão de Educação.

O projeto do novo Proinc sofreu, ainda, mais uma emenda. Inicialmente, era previsto que até 10% do quadro de servidores fosse referente a contratos pelo programa. Com a emenda, o número máximo caiu para 9%, o que implica na contratação de até 2.340 profissionais. Vale lembrar, ainda, que os contratados não terão direito à assistência médica do IMPCG, como ocorre com os demais servidores municipais.A matéria foi aprovada por 20 e nenhum contrário e agora segue para a sanção ou veto do prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 500 mil é apreendida em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Casal de MS é preso com mais de 60 quilos de maconha que seria entregue em casa de prostituição em SP

Últimas Notícias

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Polícia

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Acusação vai pedir para que João responda por fraude processual por sumir com eletrônicos após matar e atear fogo na esposa e na filha

Polícia

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

Criminoso foi capturado em Pedro Juan Caballero

Brasil

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

"O Pix tem nome: Jair Bolsonaro", disse o ex-presidente