Quarto dia do Desafio Midiamax e nesta terça-feira (16), a vereadora Dharleng Campos (PP) e Eduardo Romero (Rede) cumprem a missão de embarcar em ônibus de Campo Grande, para conferir e fiscalizar como a população encara o dia a dia a bordo dos veículos disponibilizados pelo Consórcio Guaicurus.

A equipe de reportagem encontrou Dharleng no bairro Taveirópolis, onde ela mora, por volta de 6h30. O ponto de ônibus fica na mesma quadra da residência e não tem cobertura. Apesar do tempo nublado nesta manhã, não estava chovendo.

Dificuldades com o cartão

Às 6h35, a linha 326 que vai do União ao bairro Taveirópolis chegou. A vereadora estava acompanhada com uma assessora e teve dificuldade no momento de passar o cartão na catraca. Ela não sabia que precisava apenas encostar na máquina e imaginou ser preciso colocar por baixo e uma passageira a auxiliou.

Outro assessor a encontrou durante o trajeto e a auxiliava através do aplicativo sobre qual linha precisava pegar até chegar até a Câmara de Vereadores. Cerca de 25 minutos depois, Dharleng desceu do primeiro ônibus na rua 26 de Agosto, entre as ruas 13 e 14 de Julho. Andou cerca de 300 metros até um ponto na avenida Fernando Corrêa da Costa chegando às 6h56. Dez minutos depois, chegou a linha 051 que passa em frente à Casa de Leis.

Empadinhas

Durante o percurso, a parlamentar decidiu comprar empadinhas de uma vendedora, que a reconheceu e acabou oferecendo o salgadinho para a pepista sem cobrar. No ônibus seguinte, Dharleng retribuiu a gentileza e elogiou o salgadinho durante a live no Facebook. A vereadora desembarcou no trabalho às 7h20.

Percurso longo

O trajeto da casa da vereadora até a Câmara durou 50 minutos. Segundo ela, de carro, o mesmo trecho é feito em apenas 15 minutos.

Dharleng se apresentou para a população no ônibus, disse ter escolhido hoje para cumprir o desafio porque o retorno do recesso escolar estava agendado para esta terça-feira, mas como a prefeitura adiou por mais uma semana as férias escolares, os ônibus no qual ela embarcou estavam vazios.

O que a população pede

As principais reclamações de usuários ouvidas pela vereadora durante o desafio é sobre a necessidade de mais ônibus rodando na cidade e o atraso de algumas linhas. 

A auxiliar de escritório Danielle Chamorro, 39, mora no bairro União e o veículo da linha 326 atrasou sete minutos. “Era para passar 6h05 e chegou 6h12. Esse atraso me fez perder o segundo ônibus que pego para chegar ao Parque dos Poderes, onde trabalho”.

Integração de transportes

Já o vereador Eduardo Romero (Rede) saiu do Terminal Guaicurus às 7h37, onde pegou o ônibus da linha 061 (Moreninha-Shopping). Muitas pessoas estavam em pé, indicando em parte a realidade diária, já que a maioria afirma que no período escolar o movimento é ainda maior.

Romero destacou que não basta focar apenas no problema do transporte coletivo. Mas analisar todos os meios que poderiam ser integrados na cidade. Citou como exemplo ter possibilidades, com acesso nas vias, de se locomover de bicicleta, carro e ônibus. “A cidade tem de ser eficiente para todos os transportes”.

Um ônibus e muito “chão”

Ele e a equipe de reportagem desceram no ponto do Shopping Campo Grande e, de lá, vão seguir a pé até a Câmara Municipal, na Avenida Ricardo Brandão, caminho que perfaz 850 metros em 11 minutos, em média.

Antes disso, o caminho da casa do parlamentar até o terminal foi de 14 minutos. Apesar de ter pontos mais próximos da residência, Romero preferiu ir direto ao terminal, porque o horário entre um coletivo e outro é bem maior perto de sua casa.

Sobre a audiência pública que discutiu transporte coletivo, o vereador afirmou que foi positiva para ouvir as reclamações da população, mas que é apenas uma ponta do que precisa ser feito para resolver um problema “tão complexo”.

Eduardo Romero é o sexto vereador a cumprir o desafio. Nos outros dias, o resumo foi de linhas bem vazias e, nos ônibus cheios, o posicionamento foi de que, nas férias escolares, a lotação é bem menor.