Pular para o conteúdo
Política

Na Câmara, presidente da Emha rebate imagem de ‘favelão’ para Hotel Campo Grande

O diretor-presidente da Emha (Agência Municipal de Habitação) criticou a afirmação de que transformar o prédio abandonado do Hotel Campo Grande em 119 moradias populares seria transformar o espaço em um “favelão”. A declaração ocorreu nesta manhã (3), durante sessão ordinária na Câmara dos Vereadores, a qual o gestor da Emha compareceu para prestar esclarecimentos […]
Arquivo -
Foto: Mayara Bueno | Midiamax
Foto: Mayara Bueno | Midiamax

O diretor-presidente da (Agência Municipal de Habitação) criticou a afirmação de que transformar o prédio abandonado do em 119 moradias populares seria transformar o espaço em um “favelão”. A declaração ocorreu nesta manhã (3), durante sessão ordinária na Câmara dos Vereadores, a qual o gestor da Emha compareceu para prestar esclarecimentos sobre o projeto.

Durante seu depoimento na tribuna, Netto apresentou uma nota técnica sobre o projeto habitacional e também classificou como “absurda, rasa e ridícula” a ideia do “favelão”. Ele apontou que a nova destinação do edifício se trata de um sistema inclusivo que muda o conceito da cidade e afirmou que “se tiver de colocar gente pobre no Centro, vai colocar”.

“Essa ideia do ‘favelão’ é um discurso raso, ridículo e absurdo e gerou expectativas negativas sobre o projeto. Dar moradia a pobres não é favelizar. É um sistema inclusivo, um novo modelo de cidade. Foram dois anos de estudo juntos à e à Planurb para a gente chegar a essa projeto”, comentou.

Netto destacou que até então Campo Grande vivia um conceito de periferização, no qual a vida útil do centro era apenas ao comércio, durante o dia, o que também gerava a supervalorização dos imóveis. “A obra nem foi contratada e já estamos desvirtuando tudo que pode ser mudado em conceito”, acrescentou.

Durante a sessão, os vereadores fizeram questionamentos a Enéas Netto e também teceram comentários. O vereador Enfermeiro Fritz (PSD) defendeu a ideia, afirmando que toda mudança de modelo causa desconforto. “É um projeto louvável e concordo que a estrutura tem que ser utilizada”, apontou.

O vereador Wellington de Oliveira (PSDB) também destacou que a transformação do hotel traz mudanças profundas. “Toda mudança de modelo altera a forma de pensar, a cultura. Mas existem dúvidas a serem respondidas, o que é natural”, complementou.

Na ala crítica ao projeto, o vereador André Salineiro (PSDB) rebateu afirmação de que os vereadores seriam contra pobres. “Isso é falácia, somos a favor de mais políticas públicas para cobrir o déficit de moradias. Mas, não espere que vamos baixar a cabeça para tudo que a Emha faz. Não sou contra o projeto, porém, tem que responder algumas perguntas, por exemplo valor do IPTU. Quem vai arcar? O morador ou vai ser renúncia de receita?”, destacou.

Também contra o projeto, o vereador Vinícius Siqueira (DEM) destacou que seu posicionamento é devido aos custos da revitalização. “Por que o município não faz a execução dos impostos que os proprietários devem e com esse dinheiro fazem mais moradias? Do jeito que está, parece que o prefeito quer favorecer uma só família”, destacou.

Em resposta a algumas das perguntas, Enéas Netto destacou que a verba pleiteada no programa Pró-Moradia, do Ministério do Desenvolvimento Regional, é exclusiva para desapropriação e revitalização de prédios abandonados, não podendo ser utilizada para outro fim. Ele também mencionou que as moradias provavelmente estarão inseridas na modalidade de aluguel social, na qual a posse dos prédios será da Emha. No início da sessão, dos 29 vereadores, apenas 11 estavam presentes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

VÍDEO: tamanduá vai parar em bar na noite desta sexta em Campo Grande

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

Peña diz que espionagem do Brasil ‘reabre velhas feridas’ da Guerra do Paraguai

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Jovem até então desaparecida é encontrada em Três Lagoas

Últimas Notícias

Brasil

STF pede que PGR apure abuso em greve de peritos do INSS

Cerca de 10% dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em greve parcial

Mundo

Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Em outra postagem, logo em seguida, o presidente americano disse que a China errou ao retaliar

Cotidiano

Amigos fazem vaquinha para ajudar mecânico Leonardo que sofreu grave acidente

Sofreu um grave acidente de moto na Avenida Vitor Meirelles

Polícia

Mulher invade casa com bebê no colo, agride adolescente e bota fogo em roupas de marido

Os policiais encontraram a autora em um bar