Pular para o conteúdo
Política

Revista aponta contador e empresário de MS como testemunhas indicadas por Moro em ação sobre Lula

O então juiz Sérgio Moro indicou ao procurador Deltan Dallagnol duas testemunhas ligadas a Mato Grosso do Sul que teriam informações sobre negócios envolvendo a família do ex-presidente Lula, durante os desdobramentos da Operação Lava Jato. A notícia foi divulgada na manhã desta sexta-feira (dia 28) pela Revista Veja. Nilton Aparecido Alves, técnico em contabilidade […]
Arquivo -
(Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo)
(Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo)

O então juiz indicou ao procurador duas testemunhas ligadas a Mato Grosso do Sul que teriam informações sobre negócios envolvendo a família do ex-presidente Lula, durante os desdobramentos da . A notícia foi divulgada na manhã desta sexta-feira (dia 28) pela Revista Veja.

Nilton Aparecido Alves, técnico em contabilidade de 57 anos, é um dos apontados pela revista, assim como Mário César Neves, dono de um posto de gasolina em , como as duas testemunhas ocultas de Moro. A indicação destes nomes pelo ex-juiz, hoje ministro da Justiça, foi repassada durante conversas com o procurador, chefe da Operação Lava Jato, por meio do aplicativo Telegram.

Ainda segundo a Revista Veja, Dallagnol acatou a sugestão de Sérgio Moro e procurou os dois, mas eles teriam se recusado a colaborar. Ele ainda chegou a sugerir ao ex-juiz que se forjasse uma denúncia anônima para justificar a expedição de uma intimação que obrigasse as testemunhas a depor no Ministério Público Federal.

Há três semanas, as conversas entre o procurador e o ministro de Jair Bolsonaro foram publicadas pelo site The Intercept Brasil. Até então, o nome de Aparecido e Márcio César não tinham sido divulgados. A reportagem classifica o diálogo sobre as possíveis testemunhas como o mais comprometedor. 

O técnico em contabilidade é conhecido, segundo a Veja, ‘por fazer negócios, nem sempre lícitos, relacionados a terras’ – ele tem escritório em Campo Grande. À revista, Nilton Aparecido disse que não sabe porque seu nome foi citado e que alguém deve ter falado alguma coisa errada.

Indagado se teria informações sobre familiares de Lula, ele encerrou a conversa e disse que não falaria mais nada. Além desta situação, o contador foi alvo em Mato Grosso do Sul da Operação Grãos de Ouro, que mirou em esquema de sonegação de pelo menos R$ 44 milhões em impostos que deveriam ter sido recolhidos pelo Governo do Estado.

Mário César Neves que, em dezembro de 2015 um representante do MPF o procurou para pedir informações sobre Nilton técnico de contabilidade. Disse desconhecer, no entanto, se o técnico de contabilidade sabia de dados sobre negócios. Confirma, por outro lado, que repassou ao MP o endereço e telefone de Nilton.

A reportagem apontou que especialistas desaprovam conduta e a conversa comprova que o MPF não só ouvia, mas seguia as orientações. “Reforça a tese de que, quando magistrado, Moro abandonou a posição de imparcialidade para instruir um dos lados da ação, algo considerado ilegal pelo Código de Processo Penal”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)