Pular para o conteúdo
Política

Revista aponta contador e empresário de MS como testemunhas indicadas por Moro em ação sobre Lula

O então juiz Sérgio Moro indicou ao procurador Deltan Dallagnol duas testemunhas ligadas a Mato Grosso do Sul que teriam informações sobre negócios envolvendo a família do ex-presidente Lula, durante os desdobramentos da Operação Lava Jato. A notícia foi divulgada na manhã desta sexta-feira (dia 28) pela Revista Veja. Nilton Aparecido Alves, técnico em contabilidade […]
Arquivo -
(Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo)
(Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo)

O então juiz indicou ao procurador duas testemunhas ligadas a Mato Grosso do Sul que teriam informações sobre negócios envolvendo a família do ex-presidente Lula, durante os desdobramentos da . A notícia foi divulgada na manhã desta sexta-feira (dia 28) pela Revista Veja.

Nilton Aparecido Alves, técnico em contabilidade de 57 anos, é um dos apontados pela revista, assim como Mário César Neves, dono de um posto de gasolina em , como as duas testemunhas ocultas de Moro. A indicação destes nomes pelo ex-juiz, hoje ministro da Justiça, foi repassada durante conversas com o procurador, chefe da Operação Lava Jato, por meio do aplicativo Telegram.

Ainda segundo a Revista Veja, Dallagnol acatou a sugestão de Sérgio Moro e procurou os dois, mas eles teriam se recusado a colaborar. Ele ainda chegou a sugerir ao ex-juiz que se forjasse uma denúncia anônima para justificar a expedição de uma intimação que obrigasse as testemunhas a depor no Ministério Público Federal.

Há três semanas, as conversas entre o procurador e o ministro de Jair Bolsonaro foram publicadas pelo site The Intercept Brasil. Até então, o nome de Aparecido e Márcio César não tinham sido divulgados. A reportagem classifica o diálogo sobre as possíveis testemunhas como o mais comprometedor. 

O técnico em contabilidade é conhecido, segundo a Veja, ‘por fazer negócios, nem sempre lícitos, relacionados a terras’ – ele tem escritório em Campo Grande. À revista, Nilton Aparecido disse que não sabe porque seu nome foi citado e que alguém deve ter falado alguma coisa errada.

Indagado se teria informações sobre familiares de Lula, ele encerrou a conversa e disse que não falaria mais nada. Além desta situação, o contador foi alvo em Mato Grosso do Sul da Operação Grãos de Ouro, que mirou em esquema de sonegação de pelo menos R$ 44 milhões em impostos que deveriam ter sido recolhidos pelo Governo do Estado.

Mário César Neves que, em dezembro de 2015 um representante do MPF o procurou para pedir informações sobre Nilton técnico de contabilidade. Disse desconhecer, no entanto, se o técnico de contabilidade sabia de dados sobre negócios. Confirma, por outro lado, que repassou ao MP o endereço e telefone de Nilton.

A reportagem apontou que especialistas desaprovam conduta e a conversa comprova que o MPF não só ouvia, mas seguia as orientações. “Reforça a tese de que, quando magistrado, Moro abandonou a posição de imparcialidade para instruir um dos lados da ação, algo considerado ilegal pelo Código de Processo Penal”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática