Pular para o conteúdo
Política

Emenda dá três meses para PEC de Reinaldo que muda aposentadoria dos servidores entrar em vigor

O deputado estadual Coronel David (PSL) apresentou emenda modificativa na PEC (Projeto de Emenda à Constituição) da Previdência, apresentada pelo governo estadual, nesta semana na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), dando prazo de 90 dias para, se aprovada, entrar em vigor. Na proposta em tramitação na Casa de Leis, a lei entra […]
Arquivo -
Governador de Mato Grosso do Sul
Governador de Mato Grosso do Sul

O deputado estadual (PSL) apresentou emenda modificativa na PEC (Projeto de Emenda à Constituição) da Previdência, apresentada pelo governo estadual, nesta semana na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), dando prazo de 90 dias para, se aprovada, entrar em vigor. Na proposta em tramitação na Casa de Leis, a lei entra em vigor após a data da publicação, em Diário Oficial.

A justificativa do deputado para apresentação da emenda, é para que nenhum servidor público estadual, seja pego de surpresa às novas regras. Ainda segundo a assessoria jurídica do parlamentar, a emenda deve contribuir para o servidor que vai se aposentar, ter tempo de se organizar e o servidor que ficar no lugar ter tempo de estudar e se readaptar às novas condições.

A emenda precisa passar pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), junto com a PEC. Se aprovada, o projeto é votado junto com a emenda.

A reportagem do Jornal Midiamax conversou com alguns deputados na quinta-feira (29), e a princípio, nenhum deles planeja apresentar emenda, pois alegam, que o texto é cópia da PEC do e aprovada no Senado.

PEC

A PEC traz uma série de alterações nas regras para aposentadoria dos servidores do Executivo, Legislativo, Judiciário e membros do Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria junto com seus respectivos pensionistas.

As mudanças alteram as regras de concessão do benefício, fixação do valor e condições de acumulação, além de detalhes sobre pensões e reajustes de inativos. Dentre as principais, aumenta a idade para aposentadoria compulsória para 75 anos e altera o tempo de contribuição. Mudam também os requisitos para aposentadoria voluntária.

Atualmente, a Constituição de MS prevê que o servidor se aposente com proventos integrais aos 30 anos de serviços para mulher e 35 para o homem, sem idade mínima. Com a proposta do governador (PSDB), o cálculo somará idade e tempo de contribuição com mínimo de 57 anos para mulheres e 62 para os homens. As mudanças atingem quem for se aposentar a partir de 2022, com regras de transição de acordo com o ingresso no serviço público. Grande parte dos ajustes enquadra os servidores na regra geral do sistema previdenciário.

Assim como na legislação nacional, professores, militares e agentes penitenciários terão direito a regras de transição diferenciadas, de acordo com o ingresso no serviço público. Nesses casos, os maiores afetados serão aqueles que iniciaram atividades a partir de 2004, que terão proventos calculados no máximo até 60% da média de todos os salários. Antes da PEC da Previdência, era possível excluir até 20% dos menores vencimentos. Com o fim dessa possibilidade, os salários mais baixos contribuirão para baixar a média da aposentadoria.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhoneiro perde controle, sobe em canteiro e acerta poste de iluminação em MS

Oficina mecânica é alvejada com disparos de pistola 9 milímetros em Dourados

Casais de idosos são alvos de golpes de vizinha que desviou R$ 30 mil de aposentadorias em MS

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Torcedor tem maxilar quebrado após soco durante partida de futebol em Brasilândia

Últimas Notícias

Polícia

Faxineira é ferida a tiros na perna por espingarda durante limpeza de casa em MS

Arma disparou quando mulher jogou-a na cama

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Governo do Brasil aproveitou imbróglio com os EUA para enviar ao Congresso o texto do acordo de sede da COP30

São 20 anexos detalhando obrigações técnicas e operacionais impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) ao Brasil

Bastidores

[ BASTIDORES ] Selfie com tornozeleira agita corredores em Brasília

Oposição se reuniu para traçar metas após medidas contra Jair Bolsonaro

Sérgio Cruz - O dia na história

1931 – Termina questão do barão de Antonina, 56 anos depois de sua morte

É definitivamente encerrada a chamada Questão Antonina, iniciada em 1906 por João Abbot