Pular para o conteúdo
Política

Emenda dá três meses para PEC de Reinaldo que muda aposentadoria dos servidores entrar em vigor

O deputado estadual Coronel David (PSL) apresentou emenda modificativa na PEC (Projeto de Emenda à Constituição) da Previdência, apresentada pelo governo estadual, nesta semana na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), dando prazo de 90 dias para, se aprovada, entrar em vigor. Na proposta em tramitação na Casa de Leis, a lei entra […]
Arquivo -
Governador de Mato Grosso do Sul
Governador de Mato Grosso do Sul

O deputado estadual (PSL) apresentou emenda modificativa na PEC (Projeto de Emenda à Constituição) da Previdência, apresentada pelo governo estadual, nesta semana na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), dando prazo de 90 dias para, se aprovada, entrar em vigor. Na proposta em tramitação na Casa de Leis, a lei entra em vigor após a data da publicação, em Diário Oficial.

A justificativa do deputado para apresentação da emenda, é para que nenhum servidor público estadual, seja pego de surpresa às novas regras. Ainda segundo a assessoria jurídica do parlamentar, a emenda deve contribuir para o servidor que vai se aposentar, ter tempo de se organizar e o servidor que ficar no lugar ter tempo de estudar e se readaptar às novas condições.

A emenda precisa passar pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), junto com a PEC. Se aprovada, o projeto é votado junto com a emenda.

A reportagem do Jornal Midiamax conversou com alguns deputados na quinta-feira (29), e a princípio, nenhum deles planeja apresentar emenda, pois alegam, que o texto é cópia da PEC do e aprovada no Senado.

PEC

A PEC traz uma série de alterações nas regras para aposentadoria dos servidores do Executivo, Legislativo, Judiciário e membros do Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria junto com seus respectivos pensionistas.

As mudanças alteram as regras de concessão do benefício, fixação do valor e condições de acumulação, além de detalhes sobre pensões e reajustes de inativos. Dentre as principais, aumenta a idade para aposentadoria compulsória para 75 anos e altera o tempo de contribuição. Mudam também os requisitos para aposentadoria voluntária.

Atualmente, a Constituição de MS prevê que o servidor se aposente com proventos integrais aos 30 anos de serviços para mulher e 35 para o homem, sem idade mínima. Com a proposta do governador (PSDB), o cálculo somará idade e tempo de contribuição com mínimo de 57 anos para mulheres e 62 para os homens. As mudanças atingem quem for se aposentar a partir de 2022, com regras de transição de acordo com o ingresso no serviço público. Grande parte dos ajustes enquadra os servidores na regra geral do sistema previdenciário.

Assim como na legislação nacional, professores, militares e agentes penitenciários terão direito a regras de transição diferenciadas, de acordo com o ingresso no serviço público. Nesses casos, os maiores afetados serão aqueles que iniciaram atividades a partir de 2004, que terão proventos calculados no máximo até 60% da média de todos os salários. Antes da PEC da Previdência, era possível excluir até 20% dos menores vencimentos. Com o fim dessa possibilidade, os salários mais baixos contribuirão para baixar a média da aposentadoria.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bataguassu licita obra de creche do Proinfância que poderá receber até 188 alunos por turno (FNDE, Divulgação)

Com licitação prevista para este mês, creche em Bataguassu custará até R$ 5,6 milhões

Dia das Mães: Busca por presentes de última hora movimenta o centro de Campo Grande

Família aposta em vendas de cestas artesanais para o Dia das Mães em Campo Grande

Adriane Lopes toma vacina e desafia população para esgotar doses no Dia ‘D’

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Índia e Paquistão confirmam cessar-fogo após mediação dos Estados Unidos

Últimas Notícias

Cotidiano

Presídios de MS reforçam segurança no Dia das Mães

Tradicionalmente há aumento na movimentação interna durante a data, disse Agepen-MS

Transparência

Caarapó chama OSCs interessadas em levar universitários até Dourados por R$ 965 mil

Prefeitura de Caarapó abriu chamamento público para firmar termo de colaboração com OSCs interessadas no transporte de universitários do município até Dourados

Transparência

MPMS abre inquérito após prefeitura de Jaraguari ignorar ofícios sobre danos ambientais

Investigação apura suposto dano ambiental provocado pela instalação de núcleo industrial próximo à cabeceira do Córrego Buriti

Le Blog Maria Antonia

Câmara do Rio aprova projeto de lei que cria o ‘Dia da Cegonha Reborn’

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou um projeto de lei que institui o “Dia da Cegonha Reborn” no calendário da cidade, em sessão realizada recentemente . O texto ainda precisa passar pela sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD). A proposta seria uma homenagem às artesãs que criam bonecos ultrarrealistas de bebês, chamadas … Continued