Pular para o conteúdo
Política

Deputados votam se aprovados em concursos terão que refazer teste físico

Em sessão nesta terça-feira (5), os deputados estaduais vão definir se candidatos aprovados em concurso público precisarão refazer exame físico, caso não sejam convocados em um ano. Se aprovada, a lei será aplicada nos Cursos de Formação das Carreiras de Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O projeto de Lei […]
Arquivo -
Projeto de lei do governo está na Assembleia Legislativa. (Luciana Nassar
Projeto de lei do governo está na Assembleia Legislativa. (Luciana Nassar

Em sessão nesta terça-feira (5), os deputados estaduais vão definir se candidatos aprovados em concurso público precisarão refazer exame físico, caso não sejam convocados em um ano. Se aprovada, a lei será aplicada nos Cursos de Formação das Carreiras de Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O projeto de Lei é do governo estadual e já foi aprovado em primeira votação. Na sessão desta terça-feira, os deputados podem apresentar emendas e discutir sobre a proposta. O projeto recebeu parecer favorável por unanimidade da (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Dentre as adequações, decorridos 12 meses ou mais da publicação do resultado da prova de capacitação física, os candidatos serão submetidos novamente aos exames de saúde, capacitação física e investigação social, devendo estar aptos nessas novas avaliações para permanecer no certame.

De acordo com a proposta, dentro do prazo de validade do concurso público, o governo poderá convocar em edital próprio, os candidatos aprovados na prova de conhecimento, dependendo da ordem de classificação, na proporção estabelecida no novo edital.

A outra alteração trata sobre candidatas grávidas. As mulheres não serão consideradas inaptas e reprovadas na fase de exame de capacidade física, que, em razão desta condição, obtiver parecer médico desfavorável à realização do exame de aptidão física. Com isso, o governo vai resguardar o direito de adiamento desse exame por até 1 ano, contado a partir do término da gravidez, mediante requerimento da candidata.

A lei também será aplicada à candidata que, na data do exame de aptidão física, possua filho nascido há menos de 6 meses, sendo igualmente observado o prazo de até 1 ano, contado do término da gravidez, para a realização do exame de aptidão física. 

Outros projetos

Os parlamentares devem analisar outras dez propostas na sessão de hoje. Um deles é de autoria do deputado (PSDB), sobre a suspensão da posse ou restrição do porte de arma aos indivíduos que praticarem violência doméstica e familiar contra a mulher, no Estado. O projeto está em segunda discussão. 

Renato Câmara (MDB) apresentou projeto para alterar a lei estadual, designando o Ipê-Amarelo como a árvore símbolo de Mato Grosso do Sul. Herculano Borges (SD), propõe estabelecimento normas para a construção de quadras poliesportivas em escolas estaduais e demais espaços esportivos e de lazer.

Os outros projetos pautados são para conceder título de Cidadão Sul-mato-grossense e Comenda do Mérito Legislativo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV