Pular para o conteúdo
Transparência

Lei quer novo teste físico para aprovados em concursos de MS não chamados em 1 ano

O Governo de Mato Grosso do Sul através de projeto de Lei, propôs algumas adequações em concurso público para o ingresso nos Cursos de Formação das Carreiras de Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Uma das propostas é que o candidato que já foi aprovado na prova de capacitação física, […]
Arquivo -
Prédio da Governadoria em Campo Grande. (Divulgação
Prédio da Governadoria em Campo Grande. (Divulgação

O Governo de através de projeto de Lei, propôs algumas adequações em concurso público para o ingresso nos Cursos de Formação das Carreiras de Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Uma das propostas é que o candidato que já foi aprovado na prova de capacitação física, refaça o exame se ele não for convocado em 12 meses.

O projeto recebeu parecer favorável por unanimidade da (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e deve ir para votação em plenário no dia 24, próxima terça-feira.

Dentre as adequações, consta que, decorridos 12 meses ou mais, da publicação do resultado da prova de capacitação física, os candidatos serão submetidos novamente aos exames de saúde, capacitação física e investigação social, devendo estar aptos nessas novas avaliações para permanecer no certame.

De acordo com a proposta, dentro do prazo de validade do concurso público, existindo a necessidade de inclusão e esgotados os candidatos aptos até a fase do exame de capacitação física, o governo poderá convocar em edital próprio, os candidatos aprovados na prova de conhecimento, observada, rigorosamente, a ordem de classificação, na proporção estabelecida no novo edital, a qual terá como referência o número de vagas nele fixado para serem submetidos às fases seguintes do certame.

A outra alteração trata sobre candidatas grávidas. As mulheres não serão consideradas inaptas e reprovadas na fase de exame de capacidade física, que, em razão desta condição, obtiver parecer médico desfavorável à realização do exame de aptidão física. Com isso, o governo vai resguardar o direito de adiamento desse exame por até 1 ano, contado a partir do término da gravidez, mediante requerimento da candidata.

A lei também será aplicada à candidata que, na data do exame de aptidão física, possua filho nascido há menos de 6 meses, sendo igualmente observado o prazo de até 1 ano, contado do término da gravidez, para a realização do exame de aptidão física. 

A outra alteração é que será considerado apto o candidato que não apresente discromatopsia (daltonismo) de grau acentuado e que alcance, na avaliação da acuidade visual, seguindo-se a escala optométrica de Snellen, os seguintes índices mínimos: I – acuidade visual de 20/67 em ambos os olhos, sem correção óptica; II – acuidade visual de 20/25 em ambos os olhos, com correção óptica, se for o caso.

Por fim, não serão considerados casos de alteração psicológica e/ou fisiológica temporários, como estado menstrual, luxações, fraturas, gripe, resfriado ou outras alterações que possam impossibilitar a realização dos testes ou diminuir a capacidade física do candidato, não sendo concedido qualquer tratamento privilegiado.

Se aprovada, a Lei entra em vigor e passa a produzir efeitos na data de sua publicação, não sendo retroativa para aplicação a concursos já em andamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Troca de cartões do transporte público termina amanhã em Três Lagoas (PMTL, Divulgação)

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Apologia à violência: Defensoria deve cobrar autoridades públicas por grito de guerra da PMMS

Tesla deve pagar mais de US$ 200 mi nos EUA por acidente fatal com piloto automático

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Número de beneficiados aumenta e MS tem mais de 45 mil alunos no Pé-de-Meia

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Candidatos reclamam e MEC prorroga prazo para pagamento da Prova Nacional Docente

Reclamação era de que boleto, que inicialmente vencia no dia 31 de julho, não era atualizado no sistema da PND. Agora, pagamento pode ser feito até dia 4, mesmo com boleto com data de vencimento em 31/07/2025

Trânsito

Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Dourados

Luciene retornava para casa, na companhia do filho em uma Biz

Cotidiano

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Oportunidades são tanto para comunidade acadêmica quanto externa; inscrições vão até 6 de agosto

Cotidiano

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Atualmente, a Associação atende mais de mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências intelectuais