Pular para o conteúdo
Transparência

Lei quer novo teste físico para aprovados em concursos de MS não chamados em 1 ano

O Governo de Mato Grosso do Sul através de projeto de Lei, propôs algumas adequações em concurso público para o ingresso nos Cursos de Formação das Carreiras de Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Uma das propostas é que o candidato que já foi aprovado na prova de capacitação física, […]
Arquivo -
Prédio da Governadoria em Campo Grande. (Divulgação
Prédio da Governadoria em Campo Grande. (Divulgação

O Governo de através de projeto de Lei, propôs algumas adequações em concurso público para o ingresso nos Cursos de Formação das Carreiras de Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Uma das propostas é que o candidato que já foi aprovado na prova de capacitação física, refaça o exame se ele não for convocado em 12 meses.

O projeto recebeu parecer favorável por unanimidade da (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e deve ir para votação em plenário no dia 24, próxima terça-feira.

Dentre as adequações, consta que, decorridos 12 meses ou mais, da publicação do resultado da prova de capacitação física, os candidatos serão submetidos novamente aos exames de saúde, capacitação física e investigação social, devendo estar aptos nessas novas avaliações para permanecer no certame.

De acordo com a proposta, dentro do prazo de validade do concurso público, existindo a necessidade de inclusão e esgotados os candidatos aptos até a fase do exame de capacitação física, o governo poderá convocar em edital próprio, os candidatos aprovados na prova de conhecimento, observada, rigorosamente, a ordem de classificação, na proporção estabelecida no novo edital, a qual terá como referência o número de vagas nele fixado para serem submetidos às fases seguintes do certame.

A outra alteração trata sobre candidatas grávidas. As mulheres não serão consideradas inaptas e reprovadas na fase de exame de capacidade física, que, em razão desta condição, obtiver parecer médico desfavorável à realização do exame de aptidão física. Com isso, o governo vai resguardar o direito de adiamento desse exame por até 1 ano, contado a partir do término da gravidez, mediante requerimento da candidata.

A lei também será aplicada à candidata que, na data do exame de aptidão física, possua filho nascido há menos de 6 meses, sendo igualmente observado o prazo de até 1 ano, contado do término da gravidez, para a realização do exame de aptidão física. 

A outra alteração é que será considerado apto o candidato que não apresente discromatopsia (daltonismo) de grau acentuado e que alcance, na avaliação da acuidade visual, seguindo-se a escala optométrica de Snellen, os seguintes índices mínimos: I – acuidade visual de 20/67 em ambos os olhos, sem correção óptica; II – acuidade visual de 20/25 em ambos os olhos, com correção óptica, se for o caso.

Por fim, não serão considerados casos de alteração psicológica e/ou fisiológica temporários, como estado menstrual, luxações, fraturas, gripe, resfriado ou outras alterações que possam impossibilitar a realização dos testes ou diminuir a capacidade física do candidato, não sendo concedido qualquer tratamento privilegiado.

Se aprovada, a Lei entra em vigor e passa a produzir efeitos na data de sua publicação, não sendo retroativa para aplicação a concursos já em andamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

ciclistas ciclovia

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Homem é agredido e sofre tentativa de sequestro após marcar encontro no ‘zap’ em MS

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Caminhão com casal de idosos tomba após carreta forçar ultrapassagem na BR-262

Últimas Notícias

Política

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Segundo a parlamentar, a convocação na CPI das Bets é necessária pela popularidade de Virgínia no mercado digital

Cotidiano

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Mato Grosso do Sul é o único estado com dia ‘D’ em duas cidades. Ação também ocorre em Dourados

Cotidiano

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Em todo o Estado, 330 mil contribuintes já declararam o Imposto de Renda

MidiaMAIS

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Daniel Palomares, 51 anos, sempre sonhou em viajar de carro aos EUA